10 pontos de atenção na gestão remota da equipe de vendas

É verdade que o modelo home office, amplamente adotado nos últimos dois anos em razão da pandemia do coronavírus, revolucionou as relações trabalhistas de uma forma positiva. Entretanto, investir em gestão remota de equipes de vendas ou outros segmentos pode ser desafiador.

Neste artigo, trazemos um panorama sobre o modelo de trabalho e 10 pontos de atenção para assegurar uma gestão remota de equipes funcional e satisfatória. 

Boa leitura! 

Desafios da gestão remota de equipes

A seguir, você confere algumas estatísticas que mostram os principais obstáculos identificados pelos colaboradores ao longo do período em que experimentaram este novo modelo operacional. 

São estes os principais aspectos que devem ser considerados pela liderança ao estruturar seu plano de ação no home office:  

  • 1 em cada 5 profissionais brasileiros listaram as distrações causadas pela presença da família como o maior desafio do home office;
  • 19% dos funcionários remotos relatam a solidão como seu maior desafio;
  • 20% dos trabalhadores remotos identificam a comunicação como um obstáculo.

Oportunidades da gestão remota de equipes

Por outro lado, um novo modelo de gerenciamento de equipes apresenta, também, novas oportunidades para explorar potencialidades no time e para aproximar os vendedores e colaboradores da tão sonhada noção de “felicidade no trabalho”. 

Aqui estão algumas estatísticas que nos mostram como é composta a felicidade do trabalhador que atua em home office: 

  • Estudo da Owl Labs em 2019 mostrou que, embora haja a noção de que quem trabalha de casa acaba dedicando mais tempo e esforços às atividades laborais, 71% dos entrevistados afirmaram estar felizes com seus empregos e com o modelo de trabalho que seguiam. Em comparação às equipes presenciais, o índice é 20% mais elevado. 
  • Pesquisa realizada pela Pulses em 2020 mostrou que, mesmo durante a pandemia, 78% dos brasileiros se sentem mais produtivos trabalhando remotamente.

Dicas para reduzir distâncias na liderança e arrasar na gestão remota de equipes

Veja abaixo nossas 11 dicas para uma gestão remota de equipes bem sucedida. Observe que nossa seleção contém dicas para o grupo, para os colaboradores e para a liderança, afinal, a produtividade do time começa no bem-estar do indivíduo! 

  1. Invista em orientações sobre gestão do tempo

Nossa primeira dica para fazer uma boa gestão remota de equipes é: invista em tornar o gerenciamento do tempo uma habilidade comum a todos os membros do time. 

Saber como dividir o trabalho e assegurar o cumprimento de atividades por ordem de prioridade é fundamental quando falamos em rotinas de vendas dominadas pelo dinamismo e pela demanda por agilidade. 

Que tal algumas dicas de conteúdos sobre gestão do tempo no trabalho? Aproveite para assistir ao vídeo abaixo, produzido pelo Sebrae, com foco em técnicas para organizar as demandas e cumprir metas de forma fluida: https://www.youtube.com/watch?v=j5FCZK9yoJk 

  1. Estimule o foco e a concentração

Resistir às distrações e manter o foco na rotina é especialmente complicado no modelo home office, especialmente quando pensamos em casas compostas por uma família numerosa ou com a presença de crianças. 

Enquanto líder, explore técnicas de foco e concentração na sua gestão remota de equipes. Técnicas como a Pomodoro (3 minutos de descanso a cada 25 minutos de trabalho) ajudam a manter o foco sem sobrecarregar a mente. 

Para a concentração, aposte em ferramentas como o site Noisli, que permite a ativação de sons propícios para o foco e para a produtividade de forma online, sem que seja necessário fazer nenhum tipo de download. 

  1. Estabeleça limites com o time

Não permita que o trabalho ofusque a vida do seu time de vendedores. Por isso, estabeleça limites e deixe claros os horários nos quais espera que a equipe esteja disponível — e também os horários em que todos devem descansar. 

Se for possível trabalhar com flexibilidade, esclareça o que espera de cada membro da equipe em termos de carga horária. Reforce que cabe a cada um deles cumprir o estabelecido e, mais uma vez, trabalhar sua gestão de tempo no home office

  1. Faça reuniões periódicas e coerentes

Um bom líder é aquele capaz de manter a comunicação com a equipe mesmo sem a componente da presença física. Para isso, deve lançar mão de reuniões periódicas ou reports que o permitam acompanhar o desempenho de cada vendedor ou analista comercial mesmo a distância. 

Mas atenção: as reuniões e encontros virtuais não devem se tornar pesos na rotina do time. Marque encontros online somente quando eles fizerem sentido. Tenha uma pauta bem definida e evite tomar mais do que 30 minutos do time. Afinal, o tempo urge ao longo de todo o processo de vendas

  1. Estimule a criação de um espaço de trabalho agradável

Sabemos que a pandemia do coronavírus pegou muitos trabalhadores de surpresa, e que muitos não dispunham de um ambiente adequado para as atividades laborais em casa. 

Entretanto, empresas que optaram pelo modelo remoto (ou híbrido, no qual o time vai ao escritório apenas algumas vezes na semana) devem prover a seus colaboradores equipamentos que os permitam desempenhar suas atividades de forma satisfatória. 

No caso de equipes de vendas internas, podemos considerar:

  • celular corporativo com internet;
  • cadeira;
  • mesa;
  • laptop;
  • acesso à internet; 
  • apoio para pés
  1. Comunique-se de forma clara

Aqui está o coração do nosso artigo: a comunicação é o elemento-chave para o sucesso da gestão remota de equipes. Diferentemente do modelo convencional, o trabalho remoto conta com algumas restrições à comunicação convencional. Sem o contato “cara a cara”, há riscos de interpretação, falha na compreensão de mensagens e até mesmo dificuldade em estabelecer um diálogo. 

Por isso, cabe aos líderes de vendas e dos demais setores corporativos desenvolver estratégias que tornem a comunicação clara e acessível a todos. 

Utilizar comunicadores internos digitais como o Slack, pode ajudar a tornar o time disponível e acessível. Produzir relatórios e cronogramas ajuda a manter o time alinhado quanto às prioridades. 

  1. Trabalhe com metas realistas e alcançáveis

E por falar em prioridades…sempre que possível, traduza as prioridades da empresa em metas. Esta é a maneira mais assertiva de alinhar equipes e garantir que todos trabalhem para um resultado comum, mesmo com o trabalho remoto. 

Quer dicas sobre como estabelecer metas realistas e alcançáveis? Que tal trabalhar o método SMART? Ele tem, como base, a criação de metas Específicas, Mensuráveis, Alcançáveis, Relevantes e baseadas em Tempo. 

  1. Defina processos (ou adapte os processos antigos à realidade virtual)

Ter processos bem definidos ajuda a orientar o trabalho da equipe e a conferir autonomia para os indivíduos. Por isso, invista um tempo na construção de processos bem documentados, que podem ser acessados remotamente por todo o time. Armazene-os em um diretório comum (como o Google Drive) e estimule a consulta dos materiais sempre que necessário. 

Desta forma, o alinhamento acontece mesmo com a distância, e a liderança ganha tempo para se dedicar à estratégia, enquanto o time age operacionalmente com efetividade. 

  1. Crie momentos de convivência e descontração 

Nem só de trabalho vive o homem, não é mesmo? Os encontros casuais nos corredores, pausas para o cafezinho e almoços em grupo  precisam encontrar seu lugar mesmo em uma gestão remota de equipes. 

Por isso, pense em possibilidades de reunião em que o trabalho não seja a temática da vez. Encontros virtuais para discutir livros, filmes, fazer atividades coletivas e até reuniões presenciais eventuais podem ajudar a fortalecer os vínculos entre os membros do time mesmo em home office.

  1. Adote novas ferramentas que otimizem a rotina

Além das ferramentas de compartilhamento de documentos e de comunicação, mencionadas ao longo deste artigo, recomendamos a adoção de outras, focadas no desempenho operacional e na gestão da rotina. 

No caso das equipes de vendas, esta ferramenta seria o CRM, que ajuda a gerenciar a jornada do consumidor por completo, garantindo aos vendedores uma visão sistêmica sobre todo o funil de vendas. 

E aí, gostou de saber como fazer uma gestão remota de equipes efetiva? 

Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CRO do Agendor, uma plataforma de CRM que atua como um assistente pessoal para equipes de vendas, dando visibilidade e controle na gestão desde o primeiro dia de uso