Como administrar as avaliações ruins do seu restaurante na internet

Não sabe como administrar as avaliações ruins do seu restaurante na internet? Se respondeu positivamente a essa pergunta, chegou ao lugar certo. A partir de agora, vamos mostrar quais são as estratégias que o seu negócio precisa seguir para lidar com momentos de tensão no ambiente online.

Responder o cliente corretamente é essencial para garantir uma vantagem competitiva no mercado. Então, não perca mais tempo. Continue com a leitura e tire todas as suas dúvidas.

Não responda por impulso

Um dos principais erros de grande parte dos profissionais é responder a um comentário negativo de forma impulsiva. Sabemos que a rotina de um restaurante é agitada e tudo é feito com agilidade, porém, o relacionamento com o cliente não pode ser cuidado de qualquer forma.

Ao responder uma avaliação do consumidor, procure reservar um período para compreender o conteúdo. Uma dica interessante é se colocar no lugar da pessoa que escreveu aquela crítica. E, antes de tudo, lembre-se que o cliente não é o vilão da história. Caso contrário, poderá prejudicar a reputação da sua empresa no mercado.

Seja ágil

Nunca é demais lembrar o quanto é importante responder o consumidor com agilidade. Se o seu estabelecimento demora para solucionar um problema, ele ficará ainda mais chateado e poderá complicar a resolução do caso.

Além disso, o cliente pode compartilhar com outras pessoas a experiência negativa que teve com o estabelecimento.

Agradeça pela avaliação do consumidor

Não importa se o comentário do cliente foi positivo ou negativo. O primeiro passo é agradecer pelo tempo em que o usuário se dedicou a avaliar o seu negócio.

Valorizar esse tipo de comportamento é ideal para criar uma conexão mais próxima com a audiência. Dessa forma, ela se sentirá mais à vontade com o seu estabelecimento.

Tenha atenção com todos os canais

Os clientes podem reclamar do seu restaurante no Rappi Delivery, nas redes sociais, no Google Meu Negócio, entre outros canais. Por isso, é importante acompanhar todas as ferramentas com frequência. É uma ótima forma para não deixar o consumidor sem resposta.

Delegue o atendimento para um colaborador

Nem sempre conseguimos dedicar um momento da rotina para atender o cliente, não é mesmo? Então, vale a pena contratar um profissional. Um bom colaborador é aquele que conhece detalhes sobre o seu negócio, como produtos, rotina da empresa, entre outras questões. Assim, ele terá experiência suficiente para ajudar o consumidor no momento em que ele mais necessita.

Registre todas as informações

As avaliações dos consumidores não podem ser ignoradas pelo seu estabelecimento. Por isso, registre em uma planilha não só os comentários positivos, mas também os negativos.

Quando reunimos essas informações, é mais fácil de entender quais são os setores que estão com resultados positivos e quais são aqueles que merecem uma atenção especial.

Se a área de atendimento sempre recebe reclamações dos consumidores, você pode oferecer treinamentos para os funcionários e procurar entender quais são as dificuldades que eles estão tendo na hora do contato com o cliente. Assim, será mais fácil resolver os principais gargalos da comunicação.

Ofereça recompensas

Precisamos ser sinceros, caro leitor. Existem erros que não são fáceis de resolver. Nesses casos, é necessário um esforço maior para solucioná-los, sem prejudicar a sua imagem.

Aqui, vale a pena recorrer a alguns recursos interessantes, como promoções ou descontos. Esse tipo de estratégia ajuda a melhorar o relacionamento do cliente com a marca.

Após descobrir como administrar as avaliações ruins do seu restaurante na internet, siga-nos nas redes sociais e conheça outras dicas que podem impactar no sucesso do seu estabelecimento.