Entenda como criar um aplicativo para sua empresa!
Não há como negar que a tecnologia digital está presente em todos os setores da sociedade, e uma empresa que não sabe como criar um aplicativo hoje em dia, está atrasada em relação a seus concorrentes.
Desenvolver um app não é muito fácil, porém, montamos um passo a passo para facilitar a vida do empresário que já possui seu negócio e ainda não sabe como chegar a esse público que procura todo tipo de serviço nas lojas online de apps do Google e Apple.
Seguindo as dicas que falaremos abaixo, podemos criar um aplicativo para qualquer tipo de empreendimento.
Defina um objetivo
Mas como criar um aplicativo sem possuir um objetivo antes? Impossível. Antes de desenvolver um app, devemos saber qual a meta que desejamos atingir por meio dele, ou seja, o que queremos alcançar depois de lançar essa novidade no mercado.
Por exemplo, todo objetivo visa um público-alvo que ainda não está sendo atingido por não haver essa opção em nossa empresa. Por isso que o segundo passo é definir o target da empresa para saber qual será a cara do app que a representará.
Analise o mercado para saber como criar um aplicativo
Antes de saber como criar um aplicativo, devemos saber como está o mercado para aquele tipo de serviço, já que, conhecendo o que os concorrentes estão fazendo, podemos prever os possíveis resultados oriundos da criação de um app.
Por exemplo, uma empresa que só possui lojas físicas lucra um certo valor mensal, enquanto outra que oferece o mesmo serviço ou produto lucra mais ou menos. Sabendo desses números, podemos comparar qual a vantagem de desenvolver ou não um aplicativo para nossa empresa.
Faça um esboço do seu app
Antes de mais nada, faça um esboço de como será seu app, quais as cores, quais os serviços que serão oferecidos no aplicativo e quais os botões principais que estarão na interface do app.
Sabendo disso, torna-se mais fácil criar um aplicativo, já que teremos uma imagem mental de como será o app antes de criá-lo.
Isso facilita muito a vida de um desenvolvedor, já que a empresa sabe como quer que seja o app, facilitando muito na hora da criação do desenvolvedor.
Crie o aplicativo
Para saber como criar um aplicativo, precisamos ter o conhecimento de códigos de programação, por isso, uma pessoa leiga nesse tipo de linguagem, dificilmente conseguirá criar um aplicativo, por mais simples que ele seja.
Para desenvolver um app que será implantado na Google Play Store, a pessoa deve conhecer as seguintes linguagens de programação:
Java
A mais utilizada das linguagens de programação ao redor do mundo é chamada de Java.
Compilada e muito flexível, esse tipo de linguagem permite que sua execução seja feita tanto em navegadores de internet quanto em aparelhos que não possuem essa função.
Além disso, a Java é multiplataforma, ou seja, funciona perfeitamente em qualquer sistema operacional, seja Windows, seja Android.
Linguagem C
A linguagem C é muito importante para quem quer saber como criar um aplicativo, pois é chamada de língua-mãe pelos programadores.
Desenvolvida nos anos 1970, ela já foi desenvolvida e atualizada para ser criada a linguagem Java, a linguagem C# e tantas outras que são usadas nesse tipo de profissão.
Linguagem C++
Uma das linguagens que foi derivada da língua-mãe é a C++. Uma das mais conhecidas para quem busca criar um aplicativo, já que é muito fácil de ser usada e possui a capacidade de atuar em diversas plataformas, como a Java.
Com a linguagem C++ podemos desenvolver apps bem simples com muitas funções, tornando o aplicativo leve e funcional.
Teste o aplicativo
Depois de entender como criar um aplicativo, devemos testá-lo para saber se as funcionalidades estão do jeito que esperamos e se não há bugs no app.
Antes de fazer a divulgação do aplicativo oficial é interessante disponibilizar uma versão beta do programa para que as pessoas conheçam as funcionalidade e deem dicas de como poderia ser melhorado o serviço oferecido pela empresa no app.
Faça os ajustes finais
Depois de passar da fase do teste do aplicativo, devemos fazer as últimas ajustagens para que, realmente, o app não chegue ao público final sem nenhum problema.
Qualquer botão que não responda ou foto que não carregue é um motivo que faz com que o aplicativo perca valor e a empresa que está sendo representada por meio dele também, afinal, é isso o que realmente importa.
Lance o aplicativo
Finalmente, depois de todos os testes e ajustes, devemos lançar o aplicativo para o público final, disponibilizando ele nas lojas online que oferecem esses programas para todas as pessoas.
Agora vimos como criar um aplicativo não é tão fácil, mas é um investimento muito necessário nos dias atuais, já que as empresas devem estar cada vez mais próximas do seu público-alvo e não há nada que faça melhor essa função do que um app que a represente no celular das pessoas.