Tecnologia: Uso de QR Code em exames diminui risco de fraude

Hoje em dia, o acesso a um serie de conteúdos por meio do QR code é visto em vários segmentos. A tecnologia tornou-se comum para divulgar promoções, conteúdos exclusivos ou determinados produtos.

Embora não seja uma novidade, a tecnologia tem ganho força nas estratégias de divulgação atuais, inclusive para fazer exames e laudos (como acontece através da telemedicina). Para entender melhor sobre o assunto e qual a vantagem do QR Code em exames, continue lendo este conteúdo!

O que é QR Code?

QR Code, significa Quick Response Code, e surgiu em meados dos anos 1970 e consiste em um gráfico 2D que pode ser lido por câmeras da maioria dos celulares do mundo.

O Código QR, também conhecido como QR Code, trata-se de um código de barras, ou barrametrico, bidimensional, que pode ser escaneado com a maioria dos smartphones, através da câmera.

Após escanear, o código se converte em:

  • Texto;
  • Endereço URL;
  • Número de telefone;
  • Localização georreferenciada;
  • E-mail;
  • Contato;
  • SMS;
  • Etc.

Durante a pandemia do novo coronavírus, a estratégia de divulgação de vários tipos de conteúdo via QR Code ganhou maior destaque. Veículos de notícias, emissoras de televisão e até marcas de diferentes setores fazem uso desse recurso para facilitar o acesso aos conteúdos exclusivos ou segmentados.

Os bares e restaurantes são mais um caso interessante do uso dessa tecnologia. Eles disponibilizam o cardápio por meio do QR Code, para evitar a contaminação dos clientes com o material impresso compartilhado.

Uso de QR Code em exames diminui risco de fraude e garante veracidade de laudo médico

Como você já sabe, a tecnologia do QR Code já é popular em vários setores, desde a entrada de um show até para pagar uma compra. Por ser bem prático, fez com que os mais diversos segmentos adotassem a estratégia e, na área da saúde, não poderá ser diferente.

Um dos modos que essa tecnologia é aplicada na área da saúde é nos resultados de exames de imagem. Além de ser uma alternativa mais prática, é uma forma de garantir a segurança do resultado, tendo em vista que os riscos de fraudes são menores.

Usar QR Code nos laudos de exames médicos possibilita que a veracidade dos dados possam ser verificadas de modo mais fácil e rápido. Ao fazer a leitura do QR Code, irá abrir uma página web onde uma cópia do laudo é apresentada.

Dessa maneira, será possível confortar todas as informações entre o laudo apresentado pelo paciente e o laudo do sistema.

Exame com QR Code obrigatório em viagens internacionais

Nesses últimos meses, alguns países já tornaram obrigatório, tanto na entrada como na saída de viagens internacionais, a apresentação do exame molecular de antígeno RT-PCR negativo, 72 horas antes de embarcar no avião.

Por essa razão, o uso de QR Code nos resultados dos exames passou a ser um requisito, para evitar fraudes e/ou adulterações no laudo médico. Sendo assim, diversos laboratórios de análises clínicas ao redor do mundo já aderiram o uso do QR Code nos resultados de exames médicos.

Como é o caso do ID8 que, inclusive, já emitiu mais de 100 mil laudos de RT-PCR em um apenas um mês. Na prática, os exames são parametrizados para liberação com QR Code de verificação e validação.

O Egito foi um dos primeiros países a tornar obrigatória esta exigência. Além de solicitar o QR Code, também pede o exame PCR impresso e com carimbo do laboratório, até 96 horas antes do embarque.

A comprovação por meios eletrônicos identifica a clínica ou o laboratório onde o teste foi feito, assim como a data, horário e local. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, muitos países já exigem o RT-PCR com resultado negativo emitido até 72 horas antes do embarque, como:

  • Alemanha;
  • Bolívia;
  • Canadá;
  • Catar;
  • Equador;
  • Peru;
  • Paraguai;
  • Índia;
  • Itália;
  • Suíça;
  • Turquia;
  • Entre outros.

Caso a pessoa compre ou venda um teste falsificado é considerado como um crime e pode até mesmo resultar em fraude e prisão. No Brasil, há uma serie de casos desse tipo de fraude, inclusive em atestados médicos trabalhistas.

Vantagem do QR Code

A grande vantagem do uso de QR Code é que essa tecnologia também é capaz de evitar este tipo de fraude em ambiente corporativo.

Vale ressaltar que um outro documento que pode ser obrigatório para entrar em alguns países é o comprovante de vacinação. Para os brasileiros, a carteira estará disponível no aplicativo ConecteSus.

Além disso, o certificado digital de vacinação também está disponível e possui a tecnologia do QR Code, que fornece mais segurança e sua autenticidade.

Agilidade é fundamental para tratamento eficaz

Devido a pandemia causada pelo Covid-19, agilidade e rapidez nos resultados de exame tornaram-se fatores cruciais para tratar a doença. No ID8, por exemplo, os laudos ficam disponíveis em até seis horas.

Sendo assim, com um resultado assertivo e que é liberado dentro de poucas horas após o exame, fornece uma detecção mais precisa e eficaz dos patógenos. Mesmo em casos de sintomatologia não definida, orienta o tratamento assertivo na conduta médica.

E, além disso, permite reduzir os gastos hospitalares, morbidade e mortalidade. Com a resposta dos exames em um tempo menor, o tratamento adequado começa o quanto antes, e evita a ocupação de leitos em hospitais e o uso de medicamentos mais fortes, como antibióticos.

Conclusão

Como você pôde ver neste conteúdo, o uso de QR Code nos exames de imagem tornou-se um grande aliado dos setores de saúde. Pois, é possível diagnosticar o problema o quanto antes, com mais eficácia e segurança.

E você, o que achou deste conteúdo? Foi útil para você? Então, não esqueça de compartilhar com os seus amigos e também confira em nosso blog outros posts que possam ser do seu interesse!