Veja agora mesmo tudo sobre o ESP8266

Veja agora mesmo tudo sobre o ESP8266

Se você se interessa por robótica e gosta do assunto, então conhecer o ESP8266 é essencial! Essa placa de prototipagem está entre uma das melhores ferramentas para a robótica e projetos de automação, especialmente automação residencial e pequenos recursos de monitoração profissional.

As placas arduino dominaram por muito tempo o mercado, porém as placas ESP8266 vieram para ficar! Com esta leitura, você conhecerá sobre como essas placas são especiais e como podem ser utilizadas em diversos projetos de robótica, confira.

ESP8266: o que é?

O ESP8266 é uma placa de prototipagem utilizada para criação de protótipos de robótica. Com a função de unir os componentes que formam um dispositivo eletrônico em um microcontrolador, programado com funções simples, mas que com a programação e os recursos corretos podem criar algumas invenções realmente incríveis e excepcionais.

Antigamente a única placa disponibilizada no mercado era o Arduino, porém aos poucos o ESP8266 foi conquistando espaço no mercado e se tornou uma placa relevante para os programadores e inventores. Parte dessa relevância se deve ao fato do ESP8266 ser um microcontrolador com conexão Wi-Fi nativa, sem a necessidade de adaptadores.

Isso é uma verdadeira facilidade na mão de qualquer inventor, que pode criar projetos e protótipos de robótica com uma conexão com a internet, com acesso remoto e outras funções. Hoje uma nova placa no mercado que também está sendo muito procurada por programadores e inventores é o arduino nano, uma placa de prototipagem estilo arduino só que bem menor.

O Arduino nano é um microcontrolador muito recomendado para projetos menores e dispositivos que devem ser mais discretos.

ESP8266 versão ESP-01

De todas as versões do ESP8266, o ESP-01 é o mais tradicional e procurado. Essa é a versão básica do microcontrolador, que vem com todas as suas funções mais básicas como a de microcontrolador, acesso a Wi-Fi, capacidade de ser programado por linguagem C++, entre outras capacidades.

Tipos de adaptadores para ESP-01

Existem diversos tipos de adaptadores para o ESP8266 ESP-01, esses adaptadores servem para dar algumas funções específicas para o microcontrolador e em muitos casos também são úteis para auxiliar o programador a conseguir mais facilmente alguns recursos da placa. Vamos conhecer quais são!

  •     Adaptador UART: Adaptador recomendado para utilizar comandos AT e para combinar algumas funções do ESP8266 com Arduino;
  •     Adaptador USB: Adaptador que fornece uma interface USB para o ESP8266;
  •     Adaptadores de tensão: existem para regular a tensão na qual os microcontroladores ESP8266 trabalham.

Como já foi dito, nenhum destes adaptadores é estritamente necessário, porém podem ser um auxílio na mão de um programador experiente.

Instalando o ESP8266

E instalar um microcontrolador ESP8266 é realmente muito fácil, você precisa começar instalando o pacote de arquivos referentes ao microcontrolador. Após isso, precisará de um certo conhecimento na linguagem do ESP8266, a C++ para dar início a programação da placa.

Após realizar esses preparativos, é hora de configurar alguns detalhes a respeito do funcionamento técnico do ESP8266, e por fim, prontinho! A placa estará pronta para ser instalada e utilizada.

Explorando a família ESP8266

Agora que você já conhece o ESP8266, pode querer continuar conhecendo toda a família do microcontrolador! Existem outras placas da linha ESP8266, como o NodeMCU que conta com seu próprio conversor serial e regulador de tensão. Há outros também como o GPIO’s que modifica o próprio ESP8266.

Esses microcontroladores são realmente interessantíssimos para serem aplicados em projetos de automação residencial e criação de novos instrumentos de trabalho. Por isso, visite o site da Eletrogate e escolha aquele que é o ideal para seu projeto.