5 dicas importantes para a sua empresa fortalecer o relacionamento com fornecedores

O bom relacionamento com fornecedores é uma condição fundamental para o bom desenvolvimento de uma organização. É fato que nessa jornada corporativa, a comunicação entre a empresa contratante e o prestador de serviço deve ser saudável para que ambas as partes contribuam para o sucesso do outro.

Embora pareça simples, o relacionamento com fornecedores pode ser complicado, uma vez que nem sempre estão com pensamentos alinhados. Uma falta de comunicação é prejudicial para a produtividade e para os lucros, por isso, os objetivos precisam ser transparentes.  

Neste caso, é importante que a empresa dê uma atenção especial à gestão de fornecedores.

Quer saber como? Ao longo deste artigo listamos cinco dicas para fortalecer a gestão de relacionamento com os fornecedores. Confira o post a seguir!

O que é relacionamento com fornecedores?

O relacionamento com fornecedores é o ato de integrar a empresa com os parceiros, acontecendo desde o contato inicial até o pós-venda. 

Uma boa comunicação com os fornecedores deve ser incorporada nas três etapas a seguir:

Levantamento de preço

O levantamento de preço é o primeiro contato para uma relação do fornecedor com a empresa. É quando surge a possibilidade de negociação e fechamento ou não de um contrato.

Negociação

É o processo de estreitamento da relação. Mais direto possível, o contato é frequente, quase que diário, e necessita de muita atenção e paciência mútuas.

Contratos fechados

O contrato fechado é o clímax da relação. É quando os envolvidos buscam os melhores resultados, além de ser o momento de definir preços e prazos. Por essa razão, esta é uma etapa determinante para a concretização da parceria.

5 dicas para melhorar a gestão de relacionamento com fornecedores 

As empresas que buscam como fazer a gestão de relacionamento com fornecedores podem estar no caminho certo, pois essa é a visão de quem deseja melhorar a qualidade da empresa, logo, é recomendado desenvolver uma boa comunicação com os parceiros.

Nesse sentido, separamos cinco dicas para otimizar o relacionamento com os fornecedores. Confira:

1. Construa parcerias de sucesso

Não tenha dúvida de que os fornecedores são parceiros da empresa, portanto, a comunicação deve ser amigável para formar uma relação sólida e construtiva.

Para solucionar os problemas, nada melhor do que os dois lados andando juntos. Sendo assim, busque essa relação de confiança e de credibilidade com os fornecedores. 

2. Busque transparência

A comunicação coesa ajuda a criar um relacionamento saudável com fornecedores, uma vez que prezar pela ética é imprescindível para fortalecer a visão sobre a empresa.

Sendo assim, opte pela transparência ao fechar negociações, deixando claro o momento que a empresa se encontra e o que ela espera dessa relação.

3. Alinhe todos os processos

Organizar os processos é um recurso importante para fluir o relacionamento com os fornecedores. O alinhamento engloba o funcionamento das entregas, a qualidade dos produtos, as pessoas envolvidas em cada serviço e o controle de estoque, por exemplo.

4. Escolha os melhores canais de comunicação

Tanto a empresa quanto os fornecedores precisam saber utilizar os canais de comunicação escolhidos, de preferência, os gestores devem fixar os canais para contato, facilitando o fluxo das atividades.

Nesse sentido, softwares e aplicativos podem contribuir positivamente para o diálogo entre as partes.

5. Acompanhe KPIs

O relacionamento com fornecedores interfere na performance da empresa, portanto, a análise periódica de KPIs (Key Performance Indicator ou, em português, Indicadores-Chave de Desempenho) pode alavancar o crescimento esperado.

Assim sendo, procure por indicadores que compreendam mais os produtos ou serviços entregues e verifique se há a necessidade de substituir os parceiros.

Como funciona a política de relacionamento com os fornecedores?

Seguindo boas normas de conduta, cada empresa determina a melhor política de relacionamento com fornecedores de acordo com suas características. Confira alguma regras: 

  • 1. Pautar o relacionamento com fornecedores pelo exercício de práticas comerciais de concorrência leal em todos os seus aspectos;
  • 2. Não exigir renúncia a negócios para contratação ou manutenção de contrato de fornecimento;
  • 3. Enfatizar a construção de relações negociáveis mutuamente satisfatórias;
  • 4. Proteger as informações sigilosas ou sob propriedade industrial que os fornecedores venham a compartilhar;
  • 5. Não aceitar fornecedores que oferecem benefícios de qualquer natureza aos nossos funcionários em troca da adjudicação de serviços ou perspectiva de negócio.

Como otimizar o relacionamento com fornecedores?

A tecnologia pode ser uma grande aliada para aprimorar o relacionamento com os fornecedores. O uso de softwares e ferramentas facilita a comunicação entre as empresas, fazendo com que as parcerias sejam mais efetivas.

Desse modo, invista em ferramentas de gestão de relacionamento com fornecedores que automatizem as consultas públicas de compliance e de governança corporativa para diminuir os riscos e a burocracia no processo de qualificação.

Este post foi escrito especialmente para o blog xxx e é uma iniciativa da Linkana de ajudar a sua empresa a aprimorar o relacionamento com os fornecedores.