O que é um perito extrajudicial?

Você sabe o que faz um perito extrajudicial? Algumas pessoas podem ter uma certa dúvida quanto à área de perícia por existirem muitos tipos de peritos no ramo.

Por se tratar de uma área complexa, é compreensível que se tenha muitos profissionais atuando em cada parte necessária para a conclusão de um caso.

O perito pode atuar como uma assistência à Justiça através de sua experiência e expertise no ramo. Assim, tanto questões técnicas simples quanto complexas são realizadas.

Quer saber mais a respeito do assunto? Então continue lendo este conteúdo.

O que é um perito extrajudicial?

O perito extrajudicial age quando não há um pedido na justiça ou quando um processo judicial ainda está sendo realizado. Sendo assim, esse tipo de perícia não precisa que o Estado esteja presente por meio do poder judiciário.

Quando há um pedido para perícia extrajudicial acontecer, deve-se ter um acordo entre ambos para que se possa aceitar o parecer do perito.

O perito extrajudicial então acaba atuando como um conciliador entre as partes, fazendo com que soluções sejam aplicadas, intermediando conflitos, gerenciando correções e se colocando como um consultor ao lado da parte interessada.

Benefícios de ser um perito extrajudicial

Uma das grandes vantagens da perícia extrajudicial, é que ela é muito mais rápida e menos burocrática que uma perícia judicial. Por essa razão, quando há uma chance de chegar a um acordo entre os envolvidos, esse tipo de perito é a melhor opção.

O serviço do perito extrajudicial é realizado para que se possa chegar a um acordo entre ambas as partes sem que haja litígio. Pode se subdividir em três partes:

  • Demonstrativas;
  • Discriminatórias;
  • Comprobatórias;

Tudo vai depender do laudo pericial . A perícia mostra então a veracidade ou a falsidade de um fato ocorrido para que possa assim, colaborar nos interesses das partes envolvidas.

Diferença entre perito judicial e extrajudicial

Como apontamos aqui neste conteúdo, a perícia é parte muito importante para que se possa obter provas indispensáveis para que se possa concluir um caso.

A perícia judicial acontece por determinação do juiz. Já a extrajudicial ocorre por iniciativa dos interessados sem que o juiz tenha participação.

Se por um lado a perícia extrajudicial atua para que se possa achar uma solução e intermediar os conflitos entre as partes, a perícia judicial atua para acompanhar o trabalho do perito escolhido pelo juiz.

Existem diversas áreas que a perícia pode atuar. Tudo vai depender de como ocorre o sistema de cada caso.

Quem pode ser perito?

Qualquer pessoa que tenha graduação em um curso na área de perícia em que quer atuar pode se tornar perito. Então por exemplo, se você tem curso superior em:

  • Administração;
  • Contabilidade;
  • Economia;
  • Engenharia;
  • Medicina;
  • Ambientalismo;
  • Entre outros;

Você então pode realizar um curso técnico que irá te preparar justamente para atuar na sua área de formação sendo um perito. Podemos dizer que a área de perícia é uma das que mais atraem o público que tem interesse pelo ramo de direito.

Isso porque ela é uma profissão flexível, com prazos largos até que o laudo seja entregue e que não depende de outras pessoas para acontecer, ficando em cargo apenas do profissional que a executa.

O perito pode até mesmo trabalhar em paralelo a outros trabalhos, visto a flexibilidade que se pode ter atuando nessa área. O trabalho de perito possui uma pequena rotina e fácil assimilação para quem não tem tanta experiência na área.

Há algumas características que são exigidas para que o profissional possa se destacar em sua área, que são:

  • Honestidade;
  • Atenção;
  • Imparcialidade;
  • Foco;

O mercado é melhor para os profissionais atuantes na área de administração, contabilidade, economia, engenharia civil, arquitetos, médicos e agrônomos.

Onde fazer curso de perícia?

Se você ficou interessado e quer saber como se tornar um perito em alguma área, acesse o site e descubra cursos que podem se encaixar com o seu interesse, como por exemplo, perito grafotécnico.

Dessa forma, você poderá atuar tanto de forma judicial, quanto extrajudicial. A NERO realiza perícias extrajudiciais e oferece cursos para interessados nesse ramo.

Entre no site e solicite seu orçamento. Descubra como pode ser fácil atuar nessa área de forma completa.

Por fim, vimos aqui um pouco sobre a área de perito extrajudicial, como ela funciona, o que faz e sua diferença. Se você tem interesse em fazer parte do grupo de especialistas de perícia, então será necessário você ter uma boa base.

Assim, você poderá aprender tudo o que for necessário para que você ganhe destaque e realize um excelente trabalho. Afinal, quanto maior for a dedicação do profissional com aquele caso, melhor ele será resolvido.

Nos conte aqui então em qual área de perícia você iria gostar de atuar e deixe seu comentário caso tenha restado alguma dúvida. Compartilhe este conteúdo com mais pessoas.