7 formas de prevenir acidentes quando estiver andando de bike

Se você está procurando por formas de prevenir acidentes quando estiver andando de bike, chegou ao lugar certo. A partir de agora, vamos mostrar diversas orientações para tornar o seu pedal mais seguro.

Após a leitura do conteúdo, você estará preparado para andar em ciclovias ou viajar com a sua magrela. Então, não perca mais tempo. Continue com a leitura e tire todas as suas dúvidas.

1- Seja identificado na pista

Vamos iniciar as nossas dicas falando sobre a importância de ser visto por todos na pista. Esse tipo de comportamento auxilia e impede sérios acidentes, como aqueles envolvendo ciclistas e automóveis.

Uma dica interessante é fazer a instalação de refletores e fontes de luz. Você pode equipar a bike na parte dianteira e traseira.

Com o apoio desse recurso, ciclistas, pedestres e os outros motoristas vão conseguir identificá-lo com mais facilidade.

Você também pode optar por buzinas ou sinos que informam que o ciclista está próximo.

2- Utilize equipamentos de proteção

Outra dica interessante é utilizar equipamentos de proteção. O capacete, por exemplo, é um item indispensável para qualquer ciclista. Ele tem o poder de reduzir as chances de lesões.

Quando a cabeça está protegida, diminui a probabilidade de traumatismos. Dependendo da queda, é possível ter um pequeno machucado.

As luvas e óculos não podem ser ignorados. Apesar de não serem essenciais quanto o capacete, esses acessórios garantem mais conforto e segurança durante o pedal, principalmente para aquelas pessoas que estão iniciando no esporte.

Na rua, você consegue perceber que os ciclistas mais experientes utilizam os acessórios com frequência. Então, siga o exemplo para ter sucesso durante a pedalada.

3- Sinalize as suas intenções na pista

Nas pistas, lembre-se de sinalizar quando pretende virar ou seguir adiante, especialmente em cruzamentos.

Para fazer esse processo da melhor forma, preste atenção nos detalhes.

  • Virar à esquerda: levantar a mão esquerda a 90º;
  • Virar à direita: levantar a mão direita;
  • Seguir adiante em um cruzamento: levantar a mão em 45º. Dessa forma, os automóveis vão aguardar a sua passagem, antes de fazerem a conversão.

4- Não ande na contramão

Grande parte dos ciclistas tem o hábito de andar na contramão. Ao contrário do que muita gente imagina, essa prática não é indicada, causando diversos acidentes na pista.

A maioria dos pedestres olha somente para um sentido da via ao atravessar a rua e pode ignorar a sua presença na pista. Portanto, siga na direção dos automóveis.

5- Siga a sinalização da pista

Um dos principais erros dos ciclistas é acreditar que a sinalização na pista é indicada somente para os carros e as motos.

Você também deve acompanhar o sinal e não seguir adiante quando ele estiver vermelho. Lembre-se de analisar as placas de preferência e ofereça passagem para quem estiver na outra via.

6- Revise a bike

A preocupação com a revisão e manutenção tem o mesmo peso para automóveis e bicicletas.

Você precisa analisar se todos os equipamentos da magrela estão funcionando corretamente.

No caso das bikes, é importante reservar uma atenção especial para os frios e os pneus. Neste momento, vale avaliar a qualidade dos freios. É importante observar os seguintes itens.

  • Cabos desgastados;
  • Pastilhas;
  • Tensão dos cabos.

Já em relação aos pneus, você deve analisar a pressão e a condição.

7- Invista em conhecimento

Vamos finalizar as nossas dicas falando sobre a importância de acompanhar notícias da área. O mercado sempre tem ótimas novidades para melhorar a sua performance como ciclista. Você deve dar preferência para páginas que são referência na área, como a Treep Bike.

Após descobrir formas de prevenir acidentes quando estiver andando de bike, siga-nos nas redes sociais e conheça outras dicas que impactam em sua rotina.