4 dicas para aplicar a gamificação nas empresas e motivar sua equipe

O processo de gamificação nas empresas tem ganhado cada vez mais espaço no mundo corporativo. De forma simples, porém estratégica, explora o bem-estar e o desempenho dos funcionários visando o aumento da produtividade.  

Como diz a regra: um bom funcionário não executa apenas suas funções, ele busca maneiras de ajudar no desenvolvimento da empresa. A gamificação parte desse pressuposto, mas deve ser incentivada pelo Recursos Humanos a fim de manter o interesse dos funcionários em permanecer no estabelecimento.

Que tal entender quais são as ideias de gamificação nas empresas? Continue a leitura e conheça mais sobre esse método eficaz que pode trazer excelentes benefícios para a sua gestão.

O que é gamificação nas empresas?

Vindo do termo em inglês gamification, ou gamificação é a ação de promover jogos interativos que fortaleçam o engajamento de quem faz parte de um time. O processo não se destina apenas ao ambiente corporativo, também é utilizado para nas escolas ou faculdades, por exemplo, atingindo estudantes em geral.

Já a gamificação empresarial busca motivar ações e comportamentos em diversos setores, seja no marketing, no financeiro, no RH, ou na limpeza, por exemplo. O importante é que as estratégias estejam alinhadas para o bem de todos.

Nesse sentido, a gamificação nas empresas é feita por meio de recompensas oferecidas a cada tarefa cumprida. Por isso, ela envolve etapas de dificuldade, como um jogo de videogame.

Nessa dinâmica são utilizados sistemas de pontuações e rankings, criação de fases e missões que devem ser alcançadas em determinado tempo.

Logo, o objetivo da recompensa é fazer com que os envolvidos atinjam o nível mais alto por meio de técnicas de motivação em tempo real.

Quais são os benefícios da gamificação empresarial?

Como mencionamos acima, a gamificação nas empresas traz diversas vantagens para uma equipe ou para poucos funcionários, o importante é atingir o máximo de pessoas. Entre das principais vantagens, destacam-se:

Retenção

A gamificação renova “o gás” das pessoas, já que as recompensas e o cumprimento das tarefas fortalecem o sentimento de valorização, diminuindo então a rotatividade e proporcionando a retenção de talentos.

Engajamento

O engajamento é um dos principais benefícios da gamificação nas empresas, pois é um instrumento que possibilita perceber a evolução dos funcionários e onde eles pretendem chegar.

A recompensa é um artefato bastante utilizado para construir uma linha de crescimento da equipe, mas em muitas situações ela fica em segundo plano.

Simplesmente o ato da gamificação incentiva os funcionários a desenvolver novas habilidades, como a procura por cursos livres, pós-graduação e outros níveis de ensino muitas vezes não explorados ou esquecidos.

Saúde para o corpo e mente

A gamificação não age apenas no aspecto profissional, mas também nos cuidados com o corpo e mente. Isso porque a recompensa ativa a liberação da dopamina, substância responsável pelo aumento do bom humor.

Consequentemente, diminui a ansiedade e o estresse, propiciando maior capacidade de concentração.

A dopamina atua em diversos aspectos, como no conhecimento, na atenção, aprendizado e no sono. Por isso, ela é tão importante para que os colaboradores possam dormir com mais tranquilidade e, assim, começar um novo dia mais dispostos para o trabalho.

Como fortalecer as ideias de gamificação nas empresas?

Para colocar o processo de gamificação na sua empresa, é muito colocar em prática os quatro fatores essenciais:

1. Conheça seu público-alvo

Como gestor, você precisa saber quem faz parte da sua equipe e como funciona cada setor. Considerar o público alvo fortalece a estratégia de gamificação nas empresas. 

Por exemplo, você quer atuar com jovens aprendizes, com profissionais mais maduros, com pessoas ligadas à tecnologia, para vendedores, novos colaboradores?

Todos esses aspectos são imprescindíveis antes de colocar o jogo em prática, um método semelhante feito durante o procedimento de contratação de funcionários.

2. Defina o propósito

Após determinar o tipo de público-alvo, tenha em mente qual é o seu objetivo de fato: motivar funcionários, aumentar a taxa de produtividade ou melhorar um tipo de treinamento ineficaz? Pense nisso!

3. Dê o máximo de feedback

Feedback é um termômetro para saber se o processo está no caminho certo. Independente da hierarquia da companhia, receber e dar elogios, críticas e sugestões ajuda os colaboradores a crescerem e desenvolverem melhor suas habilidades profissionais.

4. Utilize o controle de ponto

O sistema de controle de ponto para a marcação dos funcionários pode ser uma solução interessante para a sua empresa. Para diminuir o índice de absenteísmo, é possível criar um jogo que premia os funcionários que mais se destacaram por pontualidade e assiduidade.

Embora seja uma prática sem necessidade de premiação, usar o recurso pode ajudar a cultuar o hábito. O sistema da Geovictoria, empresa especialista no ramo, envia relatórios completos com todos os horários de chegada, saída e intervalo, além do banco de horas, atrasos, faltas e mais.

Quais empresas utilizam gamificação no Brasil?

  • Gerdau: substitui o treinamento teórico por jogos de conhecimentos com o uso de óculos de realidade virtual durante os programas de capacitação;
  • Starbucks: após o registro no My Starbucks Rewards, programa de fidelidade da empresa, os clientes ganham estrelas após as compras, cumulando-as para trocar por bebidas e alimentos;
  • Santander: por meio do aplicativo Bravi/Quiz, os funcionários realizam jogos que estimulam a capacitação, engajamento e interação entre as equipes de vendas. No final de cada etapa, os primeiros colocados são premiados;
  • Walmart: uma das maiores redes de supermercado utiliza óculos de realidade virtual para desafiar seus colaboradores em jogos de treinamento teórico para parecer o quanto os conteúdos foram assimilados.

É inegável perceber que a gamificação nas empresas é um recurso prático, único e memorável que tem ganhado cada vez mais espaço no mundo dos negócios. Diante disso, que tal colocar em prática essa ideia agora mesmo?

Este post foi escrito especialmente para o blog Felipe Moura Brasil e é uma iniciativa da GeoVictoria de apresentar os benefícios que a gestão de ponto digital pode trazer para a sua empresa.