Gestão de pessoas nas empresas: saiba o que é e como fazer utilizando 7 dicas essenciais
O desempenho de uma organização está diretamente relacionado à maneira com que é feita a gestão de pessoas.
Tendo em vista que os colaboradores são um dos ativos mais valiosos com os quais uma empresa pode contar, é de extrema importância que se saiba aproveitar ao máximo o potencial dos recursos humanos para que a empresa cresça com consistência e se torne mais competitiva.
Neste artigo, vamos explicar o que é, por que é importante e como fazer uma competente gestão de pessoas nas empresas utilizando 7 dicas valiosas.
- O que é gestão de pessoas nas empresas?
- Quais são os pilares da gestão de pessoas nas empresas?
- Qual a importância de se dedicar à gestão de pessoas nas empresas?
- 7 dicas de como fazer uma boa gestão de pessoas nas empresas
- 1 – Promova o alinhamento entre os funcionários e a cultura da organização
- 2 – Ofereça um clima organizacional favorável
- 3 – Dê autonomia para os colaboradores
- 4 – Crie um programa de treinamento e capacitação de talentos
- 5 – Monitore constantemente o desempenho dos colaboradores
- 6 – Implemente a cultura do feedback na empresa
- 7 – Ofereça um plano de carreira para os funcionários
O que é gestão de pessoas nas empresas?
A gestão de pessoas nas empresas se refere à maneira com que uma organização lida com os seus recursos humanos e busca promover o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores.
Trata-se de um conjunto de práticas gerenciais que visa impulsionar o desempenho de cada funcionário e fazer um uso inteligente do capital humano da empresa.
Quais são os pilares da gestão de pessoas nas empresas?
A gestão de pessoas nas empresas é sustentada por 5 pilares
- Motivação: Os colaboradores precisam estar motivados para obterem um bom desempenho em suas tarefas;
- Comunicação: É fundamental que colaboradores e gestores possam se comunicar com clareza, o diálogo precisa ser aberto;
- Trabalho em equipe: A gestão de pessoas deve incentivar o trabalho em equipe e a colaboração no desenvolvimento de atividades;
- Conhecimento e Competência: Deve-se trabalhar para que os colaboradores possam desenvolver novas competências e adquirir novos conhecimentos;
- Treinamento e Desenvolvimento: A gestão de pessoas nas empresas também se dedica a promoção de treinamentos que visam desenvolver habilidades e aprimorar técnicas e metodologias.
Qual a importância de se dedicar à gestão de pessoas nas empresas?
As empresas que se dedicam à gestão de pessoas conseguem desenvolver melhor o seu capital humano e extrair o que os colaboradores têm de melhor para alcançar resultados mais ambiciosos e satisfatórios.
Com uma gestão de pessoas competente, a empresa se fortalece no mercado em que ela está inserida e passa a crescer com mais consistência.
O clima organizacional também pode melhorar significativamente com a gestão de pessoas. Os colaboradores ficam mais satisfeitos com a empresa, se sentem mais valorizados e passam a ter maior disposição para darem o melhor de si e atingirem a alta performance.
A gestão de pessoas deve ser estratégica. Entenda esse conceito assistindo a este vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=ipRVCiXwgqk&t
7 dicas de como fazer uma boa gestão de pessoas nas empresas
Conforme prometido, separamos aqui algumas dicas essenciais que vão te ajudar a promover uma melhor gestão de pessoas na sua empresa.
Confira a seguir que boas práticas você pode implementar em conjunto com o departamento de recursos humanos.
1 – Promova o alinhamento entre os funcionários e a cultura da organização
Os colaboradores precisam estar alinhados à cultura da empresa. Isso significa que eles devem compartilhar dos mesmos valores organizacionais.
Além disso, seus objetivos e metas também podem ser alinhados com os do negócio. Para quem trabalha com vendas, existe uma ferramenta gratuita para isso: O Funil dos Sonhos
Em tempos de pandemia, manter a cultura organizacional pode ser complicado, confira algumas dicas de como superar isso:
https://www.youtube.com/watch?v=XvgYFUNuToE&t
2 – Ofereça um clima organizacional favorável
A qualidade do clima organizacional faz toda a diferença no desempenho dos colaboradores. Nesse sentido, busque oferecer um ambiente agradável, organizado e harmonioso.
Regras claras e ferramentas de trabalho adequadas são alguns dos segredos pata ter um bom clima organizacional.
3 – Dê autonomia para os colaboradores
Mostre que você confia nos colaboradores e dê a eles a autonomia necessária para tomarem suas próprias decisões no dia a dia do trabalho.
Mas fique atento: delegue as tarefas certas para os colaboradores mais indicados para cada uma delas, assim, a autonomia funciona de forma tranquila e eficiente.
4 – Crie um programa de treinamento e capacitação de talentos
Ofereça aos funcionários da empresa a oportunidade de ampliarem seus conhecimentos e aprenderem novas habilidades por meio de um programa de treinamento e capacitação.
5 – Monitore constantemente o desempenho dos colaboradores
Utilize métricas para acompanhar o desempenho dos colaboradores e obter insights sobre quais pontos podem ser melhorados.
Esses indicadores de desempenho são peças chave para monitorar o que vai bem e o que precisa ser corrigido na empresa.
Entenda:
https://www.youtube.com/watch?v=08pCisw1rao
6 – Implemente a cultura do feedback na empresa
Procure se reunir pelo menos uma vez por semana com os colaboradores para dar o feedback sobre a atuação deles e busque conscientizá-los sobre a importância disso para a melhoria constante.
Veja mais sobre feedback neste vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=hUfu-cSyQ8U
7 – Ofereça um plano de carreira para os funcionários
Para que os seus funcionários possam se sentir mais motivados e valorizados pela empresa, desenvolva junto com eles um plano de carreira. Dessa forma, eles saberão que há possibilidade de crescer dentro da empresa.
Criar um plano de carreira é um desafio para vicie? Então, confira mais este vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=V55pjUQNhY8
E então, o que você achou deste conteúdo sobre gestão de pessoas nas empresas?
Passe a implementar as boas práticas que trouxemos aqui e conduza melhor o seu capital humano.
Este post foi escrito pela equipe da Siteware, uma empresa que une pessoas, operação e estratégia em um único software de gestão empresarial, para que as empresas melhorem seus resultados, sua comunicação e sua governança.