Como dar feedback negativo sem desmotivar a equipe? 9 melhores hacks para aplicar

Como dar feedback negativo sem desmotivar o time? Escolha de palavras, construção de uma narrativa coerente, estímulo à superação de limites e posicionamento de parceria, e não de hierarquia, são alguns dos caminhos possíveis. 

Independente da técnica escolhida, o importante é manter em mente que uma cultura de feedback positivo e negativo é fundamental para a construção de empresas de alta performance. Além disso, e como diz o ditado, “a persistência leva à perfeição”. Por isso, apontar oportunidades de melhoria e indicar novos caminhos para que o time realize tarefas pode fazer toda a diferença.

A importância do feedback: o que dizem os dados?

Criar uma cultura de feedback na empresa impacta diretamente na forma como os colaboradores se sentem no ambiente empresarial. E não somos nós quem dizemos: são os dados! 

  • De acordo com a Gallup, gerentes que receberam feedback sobre seus pontos fortes apresentaram lucratividade 8,9% maior;
  • As empresas que implementam feedback regular dos funcionários têm taxas de rotatividade 14,9% mais baixas do que os funcionários que não recebem feedback;
  • 24% dos trabalhadores considerariam deixar seus empregos se tivessem gerentes que fornecessem feedback de desempenho inadequado;
  • 92% dos entrevistados concordaram com a afirmação: “O feedback negativo, se entregue de forma adequada, é eficaz para melhorar o desempenho”.

Releia a última estatística da lista acima. Ela fala exatamente sobre o tema do nosso artigo. Saber como dar feedback negativo à equipe é essencial para as lideranças em vendas. Não apenas para cumprir protocolos, mas para gerar mudanças verdadeiras e positivas na conduta de seus times, impactando, inclusive, em seu engajamento. 

Como dar feedback negativo? 9 hacks

Separamos 9 hacks que ajudam a entender como dar feedback negativo à equipe sem desmotivá-la e sem criar barreiras hierárquicas entre você, líder, e seu time de liderados. 

Confira! 

#1 Jamais exponha o colaborador

Regra número 1 sobre como dar feedback negativo: nunca exponha seu funcionário. Isso significa que a conversa deve ser realizada de maneira privada (que tal formatar um encontro no estilo reuniões one-on-one com o colaborador?), jamais em conferências de equipe ou de departamento. 

#2 Seja humano e empático

Embora a impessoalidade seja um grande diferencial de quem sabe como dar feedback negativo, é importante ter em mente a diferença entre a impessoalidade e a falta de empatia. 

Ser impessoal significa transmitir as informações sem adicionar juízo de valor ou opiniões próprias sobre a conduta do colaborador. Porém, isso não significa que o líder deve abrir mão da empatia e da humanização no contato. 

A escolha de palavras, a postura durante o feedback e o acolhimento aos retornos dados pelo colaborador devem ser feitos de maneira gentil, sem desrespeito ou impaciência. 

Lembre-se: antes de serem líder e liderado, você e seu colaborador são dois seres humanos em constante busca pela evolução! 

#3 Apresente os argumentos de forma clara

Ao enfrentar situações delicadas como dar feedbacks negativos, concentre-se nos argumentos apresentados e foque na clareza da linguagem. De nada adianta apostar em floreios e palavras difíceis, dar voltas e não apresentar diretamente aquilo que você deseja comunicar. 

Afinal, a falta de clareza na comunicação é um grande obstáculo para o estabelecimento do diálogo entre um gestor comercial e seus vendedores, e o não entendimento do feedback implica na repetição de erros.  

Dica para apresentar os argumentos de forma clara: prepare um roteiro com bullet points como guia para a conversa e construa uma narrativa a partir dos pontos-chave do feedback. 

#4 Mostre alternativas àquela conduta 

Você reprovou a atitude do seu vendedor e deixou claro para ele que aquilo não deve se repetir. Certo. 

Mas como ele deve agir? Isso está claro e explicado no feedback? 

Aproveite a oportunidade da conversa para reforçar aquilo que a empresa leva como uma conduta exemplar. Mostre alternativas àquela conduta, dê exemplos de atitudes recomendadas para situações semelhantes e aproveite para engatar o próximo hack desta lista. 

#5 Alinhe expectativas para o futuro

Feedback dado? Não deixe que este seja o fim da jornada. Use o encontro para alinhar expectativas para o futuro e para mostrar como uma mudança na conduta do vendedor ou colaborador pode aproximá-lo de suas aspirações. 

#6 Conecte o colaborador com um mentor ou inspiração

Quer levar seu feedback negativo para um outro nível? Faça com que ele se torne um momento inspiracional! 

Uma dica para fazer isso é conectar o colaborador com um mentor ou uma figura de referência no setor. Ofereça um curso rápido, formação específica ou dê de presente um livro ou material rico desta referência e que o ajude a crescer com base no exemplo. 

#7 Atente-se aos sinais dados pelo colaborador

Muitas vezes, uma conduta indesejada na empresa é o reflexo de problemas mais complexos. Por isso, atente-se aos sinais dados pelo colaborador na reunião. Se conseguir identificar sintomas de burnout, stress, depressão ou outras doenças, acione o time de Recursos Humanos e proponha um acompanhamento personalizado. 

#8 Mantenha o diálogo aberto

Lembra quando dissemos que um feedback não deve “morrer” no feedback? Crie uma cultura de diálogo aberto com seus colaboradores e mostre que você é um bom líder de equipe de vendas. Dúvidas, propostas, inseguranças e medos não devem ser reprimidos pelos colaboradores. Eles precisam sentir que a sua figura os inspira e os motiva a uma performance melhor. 

#9 Ajude o time a otimizar a rotina  

Agora você sabe como dar feedback negativo à sua equipe. Além disso, é importante saber como evitar ter que dar feedbacks negativos. Oferecer boas condições de trabalho, criar um ambiente laboral agradável e investir em tecnologias e ferramentas de otimização das demandas e de gestão de vendas são alguns dos passos que podem te ajudar a reduzir gaps de performance e escapar de momentos complicados como os do feedback ruim. 

Afinal, lembre-se de que colaboradores que operam em ambientes otimizados tendem a performar com mais motivação e engajamento, reduzindo os desvios e resultando em melhores índices de vendas e de satisfação do cliente. 

Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CRO do Agendor, uma plataforma de CRM que atua como um assistente pessoal para equipes de vendas, dando visibilidade e controle na gestão desde o primeiro dia de uso.