Como bloquear celular roubado pela internet? – Tutorial para iPhone e Android
Como bloquear celular roubado pela internet? Tem como bloquear o uso de um smartphone remotamente, somente usando a internet de um computador qualquer? Felizmente sim. Hoje ensinaremos a como bloquear celular roubado pelo internet, seja um Android ou iOS, para que ninguém tenha acesso ao seus planos Claro NET, fotos, vídeos e outros arquivos pessoais. Leia conosco e aprenda, vamos lá!
Como bloquear celular roubado pela internet?
Como bloquear celular roubado pela internet: iPhone?
Pegue seu iPhone, desbloqueie-o e vá para as configurações do telefone, reconhecíveis pelo ícone de engrenagem clássico. Se você estiver usando o iOS 10.2 ou uma versão anterior, pressione a entrada do iCloud.
No próximo menu, pressione a palavra “Find my iPhone”, e no próximo menu habilite todas as alavancas que você encontrar, ou seja:
- “Find my iPhone”, que habilitará o serviço;
- “Enable offline Search”, que permitirá encontrar seu smartphone mesmo desconectado da rede de dados ou Wi-Fi;
- E, finalmente, que “Enviar última posição”, que enviará automaticamente sua localização para a Apple quando o nível da bateria estiver próximo de zero.
Por fim, não se esqueça de ativar a localização. Neste ponto, a função Find My iPhone está configurada corretamente e pode ser usada quando necessário.
Chegamos agora ao caso em que você perdeu seu iPhone. Antes de tudo, com qualquer navegador da Web, faça login no site dedicado do iCloud, usando o mesmo nome de usuário e senha que você usa no telefone para este serviço da Apple.
Se um mapa não abrir automaticamente, pressione o botão “Find My iPhone”. Depois disso, você poderá ver a localização de cada dispositivo vinculado a esta conta do iCloud.
Neste ponto, a primeira tentativa que você pode fazer é rastrear seu dispositivo através de sua localização no mapa. Se achar conveniente, você também pode usar a função “Make Ring”, para fazer com que seu iPhone emita um som e facilite a localização.
No entanto, se essa tentativa não for bem-sucedida ou a localização do seu dispositivo não for alcançável rapidamente, basta procurar uma solução mais drástica para o problema.
Clique no botão “Lost Mode”, que você encontra no canto superior direito da interface “Find iPhone” e, se ainda não o fez, aproveite para adicionar um PIN de desbloqueio, seguindo as instruções simples na tela. Neste ponto, você será solicitado a inserir um número de telefone para ser contatado, que também aparecerá no iPhone perdido.
Como bloquear celular roubado pela internet: Android?
O Google também oferece a seus usuários um serviço de como bloquear celular roubado pela internet, além de poder rastrear um smartphone roubado ou perdido. O serviço neste caso se chama “Find My Device” e já está ativo se o seu smartphone estiver corretamente associado a uma conta Google.
No entanto, existem alguns pré-requisitos a serem respeitados para que o telefone seja encontrado usando a função “Find My Device”. O smartphone deve primeiro estar conectado a uma conta do Google, o que você já fez apenas para baixar alguns aplicativos.
Depois disso, você precisa verificar se os serviços de localização e a função “Find My Device” estão ativos, essenciais para rastrear remotamente o telefone. Para se certificar de que estão, pressione nas configurações do telefone, depois em “Configurações avançadas” e, finalmente, em “Serviços de localização”.
No próximo menu, ative a alternância ao lado do local. Depois disso, vá para o item de configurações relacionado ao Google e pressione “Segurança”. Pressione “Find my Device” e ative a alavanca que aparecerá na próxima tela.
Agora chegamos ao infeliz caso em que seu telefone Android foi perdido ou, pior ainda, roubado por alguém. Conecte-se à página do Google dedicada a essa eventualidade e faça login com suas credenciais.
O telefone agora receberá uma notificação, enquanto você verá sua posição em um mapa ou, em qualquer caso, a última posição verificada do smartphone. Pressione o botão “Bloquear” para bloquear remotamente seu smartphone Android. Depois disso, o dispositivo só será desbloqueado com seu PIN, seu padrão ou sua senha.
Se desejar, você pode definir um novo código de bloqueio especificamente para esta ocasião infeliz. Você também pode adicionar uma mensagem ou um número de telefone, que ficará visível na tela de bloqueio e ajudará uma pessoa com boas intenções a devolver seu smartphone.
A última solução disponível para você é uma redefinição total do seu telefone, o que provavelmente não o ajudará a encontrá-lo, mas pelo menos impedirá que os bandidos roubem seus dados.
Para implementar esta opção, clique em “Redefinir” e confirme se solicitado. Todo o conteúdo do seu telefone será apagado em questão de segundos, com exceção do conteúdo de um eventual cartão SD, que pode não estar envolvido na operação de apagamento.
Logo depois, o “Find My Device” deixará de funcionar no seu telefone, que você só poderá usar com o login da sua conta Google. Se você tiver um backup recente do seu smartphone no Google Drive ou outro serviço de nuvem semelhante, ainda poderá recuperar seus dados e usá-los em outro dispositivo Android. Até a próxima!