Como dar um curso online? 6 dicas para montar boas aulas

O EAD chegou para ficar, e quem já sabe como dar curso online está com a faca e o queijo na mão para ter muito sucesso. 

Para quem ainda não está familiarizado com o universo do aprendizado virtual, muitas são as dúvidas: afinal, o que é preciso para dar um curso online? O que não pode faltar? Como montar as aulas?

Com a pandemia do Conoravírus, a transformação digital que já caminhava a largos passos cresceu surpreendentemente, e muitas pessoas que não apostavam fichas no EAD precisaram se render ao modelo de ensino.

Ao mesmo tempo, o aprendizado online também abriu espaço para a criação de cursos e especializações, oferecendo oportunidade para o empreendedorismo digital. 

No entanto, apesar da oportunidade promissora, muitos ainda não sabem como dar um curso online e nem mesmo como montar boas aulas. 

Para mostrar que criar um curso EAD não precisa ser um bicho de sete cabeças, preparamos esse post para mostrar, de forma descomplicada, como dar um curso online.

Como dar um curso online? 5 passos para preparar boas aulas 

1. Defina a estrutura do curso online 

O planejamento é indispensável quando falamos em como dar um curso online. 

Por isso, antes de sentar-se frente à câmera para começar a gravar o material, se certifique de que tem todo o curso planejado: cada módulo, cada aula.

Por mais especialista que você seja no assunto, caso não tenha seu curso bem planejado, pode acabar demonstrando nervosismo e ansiedade na hora da gravação ou do ao vivo, o que pode dar o temido “branco”. 

Para evitar que isso aconteça, além de ter um roteiro de todo o material, vale a pena ter uma “cola” para sempre relembrar o que não pode ficar de fora. 

2. Faça um roteiro para cada aula

Quando falamos em como dar um curso online, só planejar o infoproduto como um todo não é o suficiente. É preciso destrinchar, estruturar cada módulo e, mais ainda, cada aula que será gravada

Essa é uma forma de evitar que o material seja redundante, repetindo sempre as mesmas informações, ou que pontos importantes acabem ficando de fora por esquecimento. 

Além disso, ter um script para cada aula facilita na hora de repassar o conhecimento. Com tudo roteirizado, você sabe quando deve abordar cada assunto para que o aprendizado do aluno não seja prejudicado. 

3. Tenha um apoio visual 

Muitos produtos de conteúdo fazem aulas sem apoio visual, e conseguem excelentes resultados. No entanto, quando falamos em aprendizagem virtual, tudo o que puder acrescentar valor ao aluno é muito interessante.

Além disso, os materiais visuais, como apresentações e mapas mentais, podem ajudar a apresentar um determinado conteúdo de uma forma mais fácil, visual, o que pode facilitar a assimilação da matéria.

Ademais tudo isso, o material produzido para apoio visual também pode servir como um material complementar, caso você opte por disponibilizá-lo. 

Para que as apresentações realmente sejam bem aproveitadas pelos alunos é importante que elas sejam de fácil compreensão. 

Se o objetivo é deixá-las como fonte de estudo posterior, evite colocar apenas termos chave nos slides, pois, ao reler, o aluno pode não entender ao que se refere. 

4. Produza materiais complementares 

E falando em material complementar, quando falamos em como dar curso online, eles podem ser a cereja do bolo.

Pense: muitas vezes, o aluno poderá assistir a aula e, ainda assim, sair dali com algumas dúvidas. Ou ainda, pode ter entendido todo o conteúdo, mas ficou com vontade de se aprofundar naquele tema e a próxima aula já trata de outro assunto.

Em ambos os casos, materiais complementares poderiam ajudar. Tanto para oferecer ao aluno uma nova oportunidade de entender a matéria, como ajudá-lo a pesquisar mais sobre aquilo, ao disponibilizar extras, você ainda aumenta a percepção de valor para com o seu produto. 

5. Grave conteúdos objetivos 

Um erro muito comum de quem não sabe como dar curso online é achar que a duração do vídeo é o que conta, quando o importante, na verdade, é ser didático para passar o conteúdo da melhor forma, com objetividade. 

Foque em trabalhar sua didática para dar boas aulas ao invés de se preocupar única e exclusivamente com a duração dos vídeos.

Claro que vídeos extremamente curtos não são o ideal, pois podem dificultar o entendimento, mas aqueles muito longos também podem atrapalhar.

Por isso, com seu roteiro de cada aula em mãos, sente para gravar seu material com foco em repassar o conteúdo de forma direta e objetiva, pensando que o seu aluno pode precisar assistir as aulas nas pausas da sua rotina. 

6. Diversifique o formato dos conteúdos  

Por fim, a última dica sobre como dar um curso online é diversificar o formato dos conteúdos. Não é porque falamos em como montar aulas que elas precisam ser necessariamente em vídeo.

Na realidade, quanto mais diversos forem os conteúdos do seu curso, mais chances de oferecer uma boa experiência para seus alunos você terá. 

Isso porque você também pode apostar em áudios, infográficos, e-books, transmissões ao vivo e todas as alternativas que a internet permite.

Tudo isso tornará seu curso mais interessante, ajudará no processo de aprendizagem e ainda ajudará prender a atenção do aluno

Pensando nisso, trabalhar mais de um tipo de material pode ser uma alternativa válida. Isso porque, dessa maneira, você pode descobrir qual formato desperta maior interesse dos seus alunos. 

Agora que você sabe como dar um curso online e o que você pode fazer para criar bons materiais, veja mais algumas dicas que podem te ajudar a tirar seu infoproduto do papel:

https://youtu.be/UBPe0KCTgsw

Gostou das nossas dicas? Então, aproveite para colocar em prática e criar o seu curso online já!

Este conteúdo foi escrito pela equipe da EAD Plataforma, uma plataforma online de ensino a distância que te permite criar e vender cursos na internet. Simples, intuitiva e com preço acessível, a EAD Plataforma atua no mercado desde 2014 e já conta com mais de 1200 clientes.