Como escolher um advogado imobiliário

De vez em quando, todos precisam de aconselhamento jurídico, seja a parte ou o réu. Você sabe como escolher um advogado imobiliário?

Primeiramente, você deve certificar-se de que o seu advogado é uma pessoa profissional e confiável, que será capaz de conduzir os negócios com conhecimento da lei e da legislação brasileira.

A negociação imobiliária envolve muito dinheiro, logo, todo cuidado pode ser pouco, e não é só isso, saber como escolher um advogado imobiliário é necessário para que a transação ocorra como esperado, sem complicações financeiras. 

As complicações financeiras implicam diretamente na perda de dinheiro, ou seja, prejuízo, na dúvida recorra ao auxílio do advogado. 

Como escolher um advogado imobiliário? Você pode perguntar a parentes, amigos ou vizinhos. Eles podem conhecer alguém que trabalhe na área imobiliária e possa ajudar indicando algum advogado especializado na área. 

Outra opção ótima para quem não tem tempo, é acessar a internet fazendo uma busca sobre escritórios de advogados nas proximidades.

Que tipo de advogado você deve procurar?

Pode-se contratar um advogado multifuncional, mas existe uma grande probabilidade de que ele não tenha conhecimentos suficientes em uma ou outra prática jurídica e não tenha a experiência necessária.

É muito melhor encontrar alguém que lida apenas com problemas semelhantes, ou seja, um advogado imobiliário.

Assim, você obterá um advogado qualificado em uma área restrita do direito. Esse especialista é capaz de fornecer melhores serviços e aconselhamento e defender seus interesses com muito mais eficácia do que um advogado geral.

Como escolher um advogado imobiliário?

Sobre como escolher um advogado imobiliário você precisa levar em consideração algumas coisas como.

  • sua educação;
  • especialização;
  • experiência de trabalho.

Além do mais, verifique a porcentagem de casos concluídos com êxito, referência, se ele trabalha por si próprio ou em algum escritório. Um profissional respeitado e e experiente não irá te garantir nenhum tipo de resultado.

Mas ele pode prever a probabilidade de uma decisão positiva e negativa depois de analisar cuidadosamente as informações fornecidas e estudar as estatísticas da prática judicial em casos semelhantes.

Como escolher um advogado imobiliário? Ele, altamente profissional fará muitas perguntas e tentará levar em consideração todas as informações que você pode fornecer.

Você precisa responder às perguntas do advogado de forma honesta, sem ocultar nenhuma informação. Até o menor detalhe pode fazer uma grande diferença no seu caso.

Importante! Quanto mais responsabilidades seu advogado tiver, maior será o custo de seus serviços. O pagamento deve ser feito de acordo com o contrato. 

Na compra ou venda de imóveis, é necessário consulta e assistência especializada. Só um advogado imobiliário com uma experiência e conhecimentos relevantes o ajudará a comprar ou vender um imóvel, fechando um negócio sem quaisquer dificuldades.

Portanto, a escolha de um especialista deve ser feita com sabedoria.

É imperativo que você se sinta confortável ao falar com um advogado para que possa discutir abertamente todas as questões com ele. 

Dicas para escolher

A primeira dica é a verificação se o mesmo possui especialização no direito imobiliário, um advogado de outra área pode entender por alto, porém não possuirá total domínio, o que é esperado.

Como escolher um advogado imobiliário? Como já dissemos a especialização em primeiro, após a comprovação verifique se o mesmo possui qualificações sobre o assunto que você está buscando orientação. 

Não deixe de conferir também a inscrição do advogado na Ordem dos Advogados do Brasil, além claro a experiência com assuntos imobiliários. 

Se a empresa ou o advogado possuir um site, será de grande utilidade olhar sua página na Web, assim como sua conta em redes sociais. 

E um detalhe importante é que você precisa se sentir confortável com o advogado que escolheu para defender seus interesses, é ideal que o profissional escolhido responda todas as dúvidas com autoridade demonstrando entendimento sobre o assunto.

Outra dica importante que deixamos para o final é sobre os honorários do advogado, se informe antes dos detalhes, sobre valores, se possível faça contrato. 

O que faz um advogado imobiliário?

Como escolher um advogado imobiliário? Antes de saber o que ele faz, você precisa entender qual o seu papel dentro da negociação imobiliária. 

O advogado imobiliário precisa além da especialização em direito imobiliário, ter dom para o papel que irá exercer, sua função em uma negociação inclui a revisão de documentos, garantia de alienação fiduciária e due diligence no nome dos vendedores, levantamento de dívidas, analisa a escritura, protestos, direitos, apólice de seguro, títulos entre outros. 

Aqui estão algumas atribuições que você deverá levar em conta sobre como escolher um advogado imobiliário.

  • O advogado deverá elaborar o contrato de compra e venda, e acompanhar a escritura em todas as suas fases;
  • Analisar as questões legais sobre o imóvel a ser negociado; 
  • Analisar impostos e pendências condominiais se for o caso;
  • Analisar as garantias reais sobre o imóvel;
  • Analisar aquisições de imóveis de leilões;
  • Garantir que toda a transação imobiliária seja realizada dentro da legislação brasileira;
  • E não é só isso, o advogado imobiliário representa ainda interesses comerciais, entre outras variedades de assuntos relacionados à propriedade. 

Concluindo

Agora que você já sabe como escolher um advogado imobiliário, aprendeu que essa escolha exige muito trabalho para o cliente.

Como vimos, a experiência é fundamental, quanto mais experiente o advogado for, melhor saberá como lidar no seu caso. 

Um profissional qualificado proporciona leveza para administrar todo o processo que envolve o direito imobiliário. 

Portanto, o mesmo ainda corrigirá possíveis erros passados que possam impedir o andamento do processo com clareza. 

Apenas com o auxílio do advogado imobiliário você poderá ficar tranquilo que está realizando a negociação de maneira apropriada sem infligir a lei. 

Espero que tenha gostado do conteúdo, e que tenha entendido de forma correta como escolher um advogado imobiliário. Se precisar de ajuda conte com a gente. Até a próxima!

Esse conteúdo foi desenvolvido em parceria com o escritório de advocacia Galvão & Silva. Escritório  especializado em diversas áreas jurídicas para atender todas as suas necessidades