Como fazer uma pesquisa de clima organizacional?

Uma análise subjetiva por parte de uma gestão ou departamento de RH não é suficiente para conhecer o ambiente de trabalho. Portanto, é interessante fazer uma pesquisa sobre o clima corporativo.

Compreender o nível de satisfação dos colaboradores é uma decisão estratégica para melhorar o clima corporativo para o trabalho em equipe e a produtividade e também para promover a aquisição e retenção de talentos.

Você gostaria de entender melhor a pesquisa climática e descobrir por que esta ferramenta pode ser tão importante? Continue lendo!

Afinal, o que é Pesquisa de Clima Organizacional?

Em primeiro lugar, como você já deve saber, o clima organizacional é um termômetro da satisfação – ou insatisfação – dos funcionários com a empresa que reflete o relacionamento entre a empresa, seus funcionários e a cultura corporativa.

Este clima, que tem a ver com a visão dos colaboradores sobre a empresa, pode ter uma influência positiva ou negativa em cada colaborador e em cada equipa da Empresa com o ambiente de trabalho. Isso identificará fatores como:

  • remuneração e benefícios;
  • infraestrutura de trabalho;
  • relacionamento com executivos;
  • Política de recursos humanos e valores da organização.

A importância de medir a satisfação dos funcionários

A pesquisa de clima talvez seja fácil de entender, mas por que vale a pena medir a satisfação dos funcionários da empresa? Não é suficiente apenas observar e ver como eles interagem e agem no dia a dia? A resposta é não.

A análise subjetiva pode ser útil, especialmente quando feita por alguém no RH que pode avaliar o comportamento. No entanto, é interessante buscar respostas claras e objetivas sobre o clima para entender a realidade da empresa pela ótica de seus colaboradores.

Isso ocorre porque o capital humano é o ativo mais valioso de uma organização e sua opinião sobre o trabalho ambiental deve ser levada em consideração. Caso contrário, esse capital humano será de pouca utilidade ou simplesmente mudará de emprego.

Pesquisa de Clima de Negócios: Qual é o objetivo?

Pensando nisso, a Pesquisa de Clima Empresarial tem como objetivo proporcionar ao RH e aos executivos o acesso a informações que norteiem as ações para a melhoria do clima empresarial.

Isso porque a pesquisa, se bem estruturada, fornece insights para criar um panorama que identifica possíveis problemas e oportunidades. Algo que torne as ações mais estratégicas e precisas.

Vantagens de usar pesquisas meteorológicas

A pesquisa meteorológica é uma ferramenta simples, mas pode ser poderosa quando usada corretamente. Abaixo estão alguns dos principais benefícios de sua utilização pelo RH:

Ganhos de Produtividade

Um ambiente de trabalho menos agradável e estimulante afeta o engajamento e a motivação dos funcionários. Com isso, prejudica a produtividade, o cumprimento de metas e resultados.

O oposto também é verdadeiro. Portanto, se a pesquisa de clima leva a mudanças positivas, tem tudo para gerar ganhos de produtividade.

Redução na rotatividade

A rotatividade ou flutuação de funcionários pode ser influenciada por vários fatores, incluindo o ambiente de trabalho.

A pesquisa de clima está ajudando a criar um ambiente mais favorável para que os funcionários estejam dispostos a permanecer na empresa e reduzir a rotatividade.

Das é interessante por vários motivos, desde estratégicos até financeiros. As equipes que mudam com frequência são frequentemente afetadas em seu dinamismo e produtividade.

Além disso, a área de RH dedica mais tempo aos processos de recrutamento, seleção e treinamento, o que aumenta os custos da empresa.

Atração de talentos

Além de reduzir a rotatividade, uma empresa com um clima organizacional positivo terá mais facilidade para atrair talentos, pois constrói uma imagem de bom empregador.

É importante lembrar que o termômetro de satisfação que mencionamos ajuda a definir a reputação de sua marca empregadora em Como os funcionários dirigem as empresas.

Quando a reputação é boa, os especialistas de mercado em busca de oportunidades interessantes querem estar no radar. Torne-se um membro da empresa para fazer parte de seus funcionários.

Ganhar Competitividade

E já que estamos falando de talento, vale ressaltar o que todo departamento de RH sabe: encontrar bons profissionais pode ser um desafio, e contratá-los é um desafio ainda maior.

Fortalecimento da Marca o empregador torna a organização atrativa e, com isso, leva a um ganho de competitividade na competição por talentos no mercado.

O estudo de clima também tem a ver com isso, pois permite que RH e executivos saibam o que a empresa precisa para ser atrativa e se destacar da concorrência.

Passo a passo de como realizar uma pesquisa de clima organizacional:

  • Defina as metas: RH e liderança precisam alinhar os principais problemas que a empresa enfrenta à medida que precisam ser trabalhados e aprimorados.
  • A definição: Os objetivos da pesquisa de clima empresarial são fundamentais para traçá-los estrategicamente e levantar questões adequadas ao propósito definido;
  • Formule as perguntas: Portanto, a segunda etapa é criar as perguntas. Lembre-se de que a ideia é determinar como os funcionários irão interagir com cada pergunta feita.
  • Planejar o material: O planejamento inclui a tomada de decisões sobre quando e quanto tempo levará a pesquisa, e quem será responsável por aplicá-la e analisar os resultados;
  • Aplicação da pesquisa: O aplicativo, por sua vez, consiste na divulgação e fornecimento de materiais prontos para os colaboradores participarem da pesquisa de clima.

Vale lembrar que a tecnologia é sua aliada e que existem várias ferramentas digitais à sua escolha para otimizar o processo.

  • Analisar resultados: A etapa final é analisar os resultados. Algo que precisa ser feito de forma criteriosa e cuidadosa para entender como os funcionários percebem a dor da empresa e priorizam na lista de medidas para melhorar o clima.

É importante ressaltar que uma pesquisa de clima bem estruturada pode realmente ajudar o RH e a liderança a promover um ambiente positivo, melhorar a produtividade, reduzir a rotatividade e assim por diante.

Esperamos que o post esclareça essa possibilidade e mostre como utilizar uma boa pesquisa de clima organizacional!