Saiba como evitar cair no golpe da maquininha que tem crescido mais a cada ano

Dicas para evitar cair no golpe da Maquininha

Saiba como evitar cair no golpe da maquininha que tem crescido mais a cada ano!

Infelizmente, é muito comum termos que lidar com golpes na maquininha de cartões de crédito e débito, não é mesmo?

Com certeza você já deve ter ouvido alguém falar sobre esses tipos de golpes, ou então já caiu em um. O que acontece é que cada vez mais as pessoas caem nesse tipo de golpe.

Por conta do momento em que estamos vivendo, é muito comum fazer compras pela internet ou então pedir entregas por aplicativos. Consequentemente, os golpes na hora do pagamento também são comuns.

Hoje nós trouxemos algumas dicas para evitar cair no golpe da maquininha. Se você quer entender um pouco mais sobre isso e qual a maneira de se proteger, confira a seguir:

Como acontece o golpe da maquininha?

Desde o aumento dos pedidos pela internet, as queixas aumentaram em relação aos golpes que os bandidos aplicam em comerciantes e lojistas.

Em alguns aplicativos de entrega como o Uber Eats, Ifood e Rappi, as reclamações costumam ser bem comuns e os prejuízos podem ultrapassar a faixa de R$600 mil.

Esse tipo de golpe da maquininha acontece quando o entregador contacta o cliente fora do aplicativo de entrega para iniciar sem comunicar o estabelecimento.

Outra pessoa, se passando pelo dono do estabelecimento, afirma que existe uma taxa a ser cobrada por fora. Quando o entregador tenta passar o valor na máquina de cartão, ocorre um problema no visor da maquininha e não é possível conferir o valor.

Dessa forma, o pagamento é feito com um valor bem mais alto do que o cobrado, fazendo com que o cliente sofra um golpe financeiro e o entregador nunca mais apareça.

Existem algumas dicas que podem te ajudar a evitar cair no golpe da maquininha. Trouxemos algumas delas a seguir. Confira:

Como evitar cair no golpe da maquininha

Existem alguns cuidados que você pode ter para não cair no golpe da maquininha. Como por exemplo:

Tenha cuidado ao fazer as vendas

A intenção dos golpistas que fazem roubos através desse golpe é usar os cartões para fazer compras online. Algumas dessas maquininhas podem ser montadas com o objetivo de clonar o seu cartão.

Dessa forma, os golpistas acabam tendo acesso aos dados do cartão de crédito e débito, e passam a fazer compras em lojas onlines sem precisar da senha do cartão.

Com isso, fique muito atento antes de passar o seu cartão em alguma máquina para não cair no golpe da maquininha. Confira se o entregador realmente trabalha no estabelecimento e se não há alguma suspeita de fraude.

Leia também: Book Friday da Amazon cresce 370% no volume de buscas do Google

Teste a maquininha antes de usá-la

Outra forma de evitar cair no golpe da maquininha é testá-la. Se você é comerciante ou dono de uma empresa que trabalhe com maquininhas de cartão de crédito na hora de efetuar pagamentos, esteja atento à veracidade da sua máquina.

Um caso comum que pode acontecer é: ao invés de comprar uma maquininha diretamente com a empresa responsável, você pode comprar uma máquina usada, de algum conhecido ou em um marketplace.

Se isso acontecer, você pode correr o risco de cair no golpe da maquininha, adquirindo um produto alterado, onde as fraudes serão comuns. Por isso é tão importante comprar uma maquininha de uma empresa séria.

Se você não pode investir em uma máquina muito cara, procure por opções mais em conta ou conte com o Cupom Ton, que possibilita a compra da maquininha com desconto.

Não passe o cartão em máquinas quebradas

Outra maneira de evitar cair no golpe da maquininha é não passar o seu cartão de crédito ou de débito em uma máquina com a tela quebrada ou rachada.

Quando você usa uma maquininha assim, você pode ser cobrado por um valor muito mais alto do que o combinado, fazendo com que você leve prejuízo.

Além disso, é importante que você não passe os seus dados do cartão para o entregador, mesmo que ele diga que houve um problema ao passar o cartão na máquina e precisa desses dados para finalizar a compra.

Escolha a melhor maquininha para o seu estabelecimento e se atente aos sinais para evitar cair no golpe da maquininha. Dessa forma, você diminui os riscos de levar prejuízos financeiros.