Prospecção Imobiliária: como realizar mais vendas

O mercado requer corretores proativos, perseverantes e bastante engajados com os processos. Seja para a venda de imóveis ou para a busca de clientes na imobiliária.

Portanto, a prospecção imobiliária é uma das atuações mais relevantes para imobiliárias e corretores de imóveis.

Você não pode ficar esperando que os clientes procurem você. Então, para alavancar suas vendas, é necessário ter novas ideias e estratégias para adentrar em um fluxo positivo de retorno.

A Importância de Prospectar Clientes no Mercado Imobiliário

Prospecção imobiliária é a soma de todas as práticas e tarefas realizadas pelo corretor de imóveis com o intuito de cativar mais pessoas interessadas a realizar negócios com você.

A prospecção de clientes para imobiliária é um ponto fundamental para impulsionar as vendas. Seja para começar seu empreendimento ou para manter sua quantidade de fechamentos.

De começo, a prospecção pode ser realizada por meio de duas ações distintas de marketing: Outbound e Inbound.

A prospecção por meio do modelo Inbound é realizada através da produção de conteúdos. Para dar valor para seu potencial cliente e fortalecer cada vez mais a marca imobiliária.

Visto que compradores de imóveis buscam fazer suas escolhas apoiados em recomendações de conhecidos e amigos, pelo reconhecimento da marca e por fim, pelo valor e conhecimento que alcançou através daquela imobiliária ou corretor.

Por outro lado o modelo Outbound é realizado por meio de ações paralelas por corretores de imóveis e administradores imobiliários, para achar possíveis compradores, se vincular, ajustar-se dentro do perfil ideal de comprador que sua imobiliária busca e por fim, colocá-lo no funil de vendas para continuar as fases da venda.

Nas duas estratégias de prospecção de clientes para imobiliária é exigido bastante trabalho e esforço.

E hoje vamos abordar um pouco sobre a prospecção outbound para alcançar mais compradores de imóveis.

Como realizar uma ótima prospecção de clientes no negócio imobiliário

Antes de começar uma estratégia para prospecção outbound, é necessário deixar preparado alguns afazeres e ferramentas que vão te auxiliar. Tal como, entender quais são as principais etapas que deve seguir.

Por exemplo:

  • CRM com múltiplos funis: O funil de prospecção é distinto do funil de vendas. Por isso, gere um no seu CRM ou use uma planilha de Excel para ordenar sua lista e suas ações.
  • Organização em tudo que você faz: Igual à venda de imóveis é necessário que a prospecção de clientes seja organizada. Você deve ser sempre constante. Ou seja, todos os dias são necessários prospectar.
  • Prepare uma lista: Improvavelmente algo começa do zero. Por isso, seu primeiro dever é organizar uma lista para só depois, iniciar suas ações de prospecção imobiliária.

Principais estratégias de prospecção imobiliária

Anteriormente, abordamos um pouco sobre alguns pontos importantes da prospecção de clientes para imobiliária. Nesse momento, vamos ao passo a passo.

Então, como prospectar clientes para a aquisição de imóveis?

1. Criação da Lista de Prospecção Imobiliária

A princípio, é necessário saber para quem você irá prospectar. Portanto, organizar uma lista de possíveis compradores é essencial.

Você pode arranjar essa lista, por exemplo:

  • Leads “sumidos” do seu CRM. Ou seja, que não adquiriram da imobiliária em um tempo X.
  • Indicações que você teve e ainda não se vinculou.
  • Leads que desistiram da aquisição desejando um tipo de imóvel específico.

De início, é necessário quantidade, para então, depois, mensurar a qualidade.

Quanto maior a quantidade de contatos você conseguir fazer, maior a chance de qualificar um lead e consequentemente maior a chance de realizar uma venda.

2. Fluxo de Cadência para o Mercado Imobiliário

Então, um fluxo de cadência é a organização e aplicação desse plano de ação. Conforme um ritmo pré-determinado de tentativas de comunicação e espaços de tempo entre uma ação e outra.

Em tal caso, o fluxo de cadência para prospecção de clientes vai ajudar para ordenar uma estrutura das ações que devem ser feitas com cada contato da sua lista. Deste modo, é possível melhorar o tempo de atuação e alcançar melhores resultados.