Como melhorar a capacidade cognitiva e a memória?
É muito comum que, com o passar dos anos, a memória passe a falhar. Contudo, a capacidade cognitiva pode ser exercitada e garantir bons resultados. Além disso, vale a atenção às funções cerebrais, que atuam diariamente para que possamos realizar desde atividades complexas até as mais básicas, como reconhecer uma cor.
O que é cognição?
Chamamos de cognição, tudo aquilo que se relaciona diretamente com conhecimento. Isso não acontece por acaso, pois se pode observar a relação através, até mesmo, da origem do termo, que vem do latim cognoscere, que significa “conhecer”. A cognição é caracterizada pela capacidade que possuímos de acumular informações conforme as adquirimos por meio do aprendizado ou experiências. Em outras palavras, é a possibilidade de processar informações através da percepção, isto é, os estímulos recebidos por meio dos cinco sentidos. A cognição acaba por atuar diretamente com as condições proporcionadas para que o conhecimento seja obtido.
O que é capacidade cognitiva?
Diferente da cognição, que atua de acordo com as condições oferecidas para o conhecimento, a capacidade cognitiva relaciona-se com a aptidão individual. Isto é, cada um de nós possui a sua condição de interpretar os estímulos do ambiente à nossa volta. Nesse sentido, a capacidade cognitiva também atua de modo a caracterizar a capacidade que os indivíduos possuem de interpretar a si mesmos e tomar decisões a partir do seu comportamento.
Pode-se resumir a capacidade cognitiva como a apresentação da possibilidade de aprendizado de algo novo, como também a consolidação de um conhecimento que fora adquirido previamente pelo indivíduo.
Ao abordar a capacidade cognitiva, é impossível desvincular o papel da infância neste processo. É durante este período que diversas funções da cognição e da capacidade cognitiva podem ser estimuladas se forem praticadas e incentivadas em um processo contínuo.
Quais são as habilidades cognitivas?
Sendo a capacidade cognitiva a possibilidade do nosso cérebro executar tarefas, das mais simples às mais complexas, pode-se apontar as habilidades cognitivas que somos capazes de desenvolver por meio dela.
As habilidades cognitivas são divididas em 9 categorias, de acordo com o método utilizado pelo cérebro para a interpretação e uso efetivo da informação oferecida. Abaixo listamos cada uma delas:
– Atenção seletiva: relaciona-se diretamente com a escolha realizada de onde será colocada a atenção, mesmo com diferentes opções.
– Atenção sustentada: neste tipo de habilidade cognitiva, a atenção é constante e capaz de permitir que a execução da tarefa ocorra de forma concentrada por um maior período de tempo.
– Atenção dividida: nesta habilidade exibe-se a capacidade de executar com êxito duas tarefas ao mesmo tempo.
– Lógica e raciocínio: as habilidades relacionadas à lógica e ao raciocínio são capazes de gerar ideias e ajudar na resolução de problemas.
– Memória de curto prazo: como o próprio nome sugere, esta habilidade é capaz de auxiliar na retenção de memórias que precisam ser utilizadas no momento de execução de uma tarefa.
– Memória de longo prazo: relaciona-se à capacidade de recuperar informações do passado.
– Processamento visual: habilidade relacionada à interpretação efetiva das imagens.
– Processamento auditivo: habilidade relacionada à interpretação efetiva daquilo que chega até os ouvidos.
– Velocidade do processamento: habilidade que se relaciona diretamente ao processo de realizar tarefas com precisão e rapidez.
Quais os benefícios de uma boa capacidade cognitiva?
O nosso cérebro faz uma infinidade de funções durante o nosso dia a dia, que por conta de serem tão comuns acabam passando despercebidas. Por exemplo, para realizar a leitura deste texto, para anotar algum recado, para reconhecer que verde é uma cor e um ônibus um meio de transporte. Todas as tarefas que realizamos diariamente necessitam da atividade cerebral e, para que todas elas sejam realizadas, algumas funções cognitivas são colocadas em ação. Dentre elas podemos citar: a memória, a percepção e a atenção. Em face da relação de cada uma destas funções cognitivas, torna-se possível compreender grande parte dos comportamentos, tanto aqueles que exigem menos, por estarem presentes em situações de menos complexidade, quanto para os que acabam exigindo mais e necessitarem de atividades cerebrais mais elaboradas.
Dessa forma, pode-se apresentar que ao exercitar e manter uma boa capacidade cognitiva, as funções cognitivas mencionadas, como a atenção e a memória, tornam-se mais potentes e capazes de exibirem um melhor desempenho, independentemente da idade do indivíduo.
Abaixo listamos algumas das principais funções cognitivas:
– Memória: chamamos de memória a nossa capacidade de registrar informações, as armazenar e as utilizar quando necessário. Esta é uma das funções cognitivas mais utilizadas durante o nosso dia e que acaba sendo uma queixa constante daqueles que se encontram no processo de envelhecimento. Mas, não é só a idade que acaba por prejudicar o desempenho da memória do indivíduo, problemas de ordem física, o estresse emocional e a depressão também são fatores de influência. Em contrapartida, exibem-se os fatores que acabam por induzir positivamente a memória, como as emoções e as motivações. Pode-se apresentar que quanto maior for o interesse do indivíduo naquilo que está sendo observado, melhor é o processo de armazenamento das informações. Em relação às emoções ocorre o mesmo, quanto mais emoção envolvida no momento, seja positiva ou negativa, maior o desempenho para armazenar as informações.
– Atenção: chamamos de “atenção” a nossa capacidade de definir e manter o foco em algo, dentre as diversas opções disponíveis. O processo de direcionamento da atenção ocorre de acordo com aquilo que consideramos ser relevante em um determinado momento. Neste processo, aqueles estímulos que se encontram fora do foco de atenção, tornam-se parte do “fundo”. Ressalta-se a existência de problemas de concentração, que podem ser resultado de distúrbios atencionais ou a inabilidade de manter o foco de forma intencional. Desta forma, exibe-se a importância de realizar o acompanhamento com um profissional especializado para realizar a distinção de um possível déficit e de problemas comuns que são recorrentes em grande parte das pessoas.
– Percepção: caracteriza-se como percepção o processo de reconhecimento, organização e apresentação de um significado para um possível estímulo que chega ao indivíduo por meio dos seus órgãos sensoriais através do ambiente. Na percepção, os cinco sentidos são colocados em ação, de modo a poderem existir déficits na capacidade de perceber estímulos sensoriais, as chamadas agnosias.
Como aumentar a capacidade cognitiva?
Algumas ações e hábitos simples podem auxiliar em como aumentar a capacidade cerebral. Raciocinar de maneira otimizada, isto é, de forma mais rápida e eficiente, traz benefícios para todas as áreas da vida, por isso, é muito importante incluir diariamente alguns passos que podem auxiliar nisso.
Abaixo listamos algumas maneiras de aumentar a capacidade cognitiva:
– Boa qualidade de sono: uma boa noite de sono é muito importante para a nossa saúde no geral, além de extremamente relevante para que o nosso organismo descanse e libere o cansaço e a falta de concentração. E uma alternativa para garantir aquela excelente noite de sono é o Blue Calm da Puravida, uma deliciosa bebida sabor limão, aliada do relaxamento.
– Praticar atividade física: realizar exercícios físicos com certa frequência é capaz de auxiliar na melhora e na proteção da função cerebral. Além disso, a prática de exercício físico aumenta as sinapses e ajuda na constituição de novas células.
– Consumir fontes de ômega 3: além de ser um ótimo aliado para doenças do coração, o ômega 3 está relacionado diretamente também com a prevenção de doenças da mente. Uma boa escolha é o Ômega 3 DHA, que possui alta concentração deste tipo de ômega 3, que mais apresenta benefícios às funcionalidades do cérebro.
A creatina também se apresenta como uma boa opção para aqueles que almejam aumentar a capacidade cognitiva e a performance no geral. Ótima opção para isso, é a Creatina Premium, um produto puro e que possui sabor neutro, essencial para atletas.
Este post foi escrito especialmente para Felipe Moura Brasil e é mais uma iniciativa da Puravida em seu propósito de apresentar os benefícios da prática de um estilo de vida saudável.