Entenda como evitar cair em golpe no WhatsApp
Os golpes do WhatsApp reivindicam milhões de vítimas em todo o mundo, isso porque, de longe o app mensageiro é o mais popular, com mais de 1,5 bilhão de usuários, o aplicativo é a arena para todos os tipos de spam: memes, correntes, promessas de presentes e promoções falsas, descontos ou cupons e, mais recentemente, rumores e notícias falsas .
Desse modo, algumas pessoas vão além, e fazem mais do que perturbar e distorcer a realidade por meio de fraudes e notícias falsas, roubar dados ou induzir você a registrar seu número de telefone em um serviço de SMS premium.
Entretanto, a boa notícia é que, se você for um observador, poderá evitar ser enganado e para que isso seja mais fácil, preparamos algumas dicas importantes para que você evite cair em golpe no WhatsApp! Acompanhe!
6 formas de evitar cair em golpes no WhatsApp:
- Desconfie e fique atento aos erros ortográficos ou gramaticais e mensagens solicitando que você clique em um link para obter alguma vantagem.
- Não responda mensagens que solicitam o encaminhamento de informações pessoais, como números de cartão de crédito, contas bancárias, aniversários, senhas, entre outras.
- Não execute uma rede de mentiras, não envie solicitações de encaminhamento de mensagens. Além disso, os links sugeridos são perigosos, ademais, se o WhatsApp Web for usado em um computador, eles podem levar a sites falsos, formulários maliciosos, instalação de APKs não solicitados e até mesmo executáveis e plug-ins.
- Evite acreditar e se prender a esse e outros mitos que prometem recursos novos ou avançados. Além das dicas, a plataforma também oferece uma seção de segurança explicando alguns recursos de privacidade e criptografia do WhatsApp.
- Muito cuidado com as correntes: como a criptografia de ponta a ponta protege usuários e spammers, o WhatsApp afirma que não possui uma chave para acessar o conteúdo das mensagens. Sendo assim, é impossível rastrear ou bloquear a cadeia – que é a forma mais comum de propagação dos golpes do WhatsApp.
Além disso, de fato, o WhatsApp testou um denunciante que avisava quando uma mensagem era encaminhada com um alerta de “múltiplos encaminhamentos”.
Porém, o recurso ainda está em beta e ainda não foi confirmado, e os golpes do WhatsApp quase sempre espalham desinformação para inspirar algum tipo de comportamento que só beneficiaria os criminosos.
Diante disso, se a mensagem parecer suspeita ou o conteúdo for “bom demais para ser verdade”, ignore totalmente, não toque ou compartilhe.
- Realize denuncias como spam: a corrente pode ou não vir de alguém que você conhece, logo, se a mensagem for de um número que não está em seu catálogo de endereços, ao receber a primeira mensagem, você pode optar por denunciá-la como spam.
Dessa forma, você poderá denunciar números ou grupos como spammers. Por que isso é importante? Porque só assim as reclamações chegam à “moderação” do WhatsApp.
Além disso, se você recebeu de um contato, ajude a melhorar a web e diga a seus amigos ou familiares que isso é uma farsa. No seu telefone, exclua a mensagem, não clique/toque no link ou preencha seus dados.
Os antivírus podem ajudar a evitar nesses casos?
O software antivírus móvel alerta você sobre URLs maliciosos que foram registrados na biblioteca de ameaças, fazendo com que os links sugeridos na cadeia sejam bloqueados automaticamente quando abertos no navegador.
Sendo assim, a resposta é que pode e ao mesmo tempo não pode! No entanto, esse tipo de golpe não é um vírus e não é monitorado como malware.
Além disso, outro fato é que não adianta se o usuário insistir em abrir o link (o que acontece com bastante frequência) ou não atualizar o app antivírus.