Os melhores carros automáticos do Brasil

Os brasileiros estão cada vez mais em busca de carros automáticos. Seja pelo trânsito exaustivos em vias urbanas, a demanda cada vez maior dedicada ao público PcD.

Dentre outros motivos, as principais marcas de carros usados à venda em São Paulo estão em busca de oferecer alternativas em seus modelos e que todos atendam a essa necessidade do público-alvo.

Veículos com sistemas automatizados não oferecem a mesma confortabilidade e suavidade que um automático convencional, além desse tipo de transmissão custar menos devido a falta de complexidade do conjunto.

Devido a isso, confundem tanto os modelos automáticos com automatizados. Esse é um dos motivos pelos quais os modelos da Fiat, como o Mobi e o Argo 1.3, estão  fora dessa lista.

Alguns importados, como o Suzuki Swift, Honda City, Hatch e Daihatsu Charade ficaram de fora, mas são ótimos carros automáticos.

Toyota Etios X 1.3 automático

O Etios está longe de ser considerado o queridinho dos brasileiros, mas o Etios merece o primeiro lugar nesse ranking por ser um dos melhores carros automáticos por todo conjunto que ele tem a oferecer.

Só ele possui como item de série, os controles de tração e estabilidade e ainda é o carro mais barato do país com esse tipo de transmissão.

Apesar de possuir apenas 4 marchas, o Etios X 1.3 automático não deixa a desejar no quesito consumo, sendo capaz de entregar até 12 km/l na cidade e 13,4 km/l na estrada a gasolina.

O desempenho, porém, não é o seu ponto forte, mas, assim como o Toyota Yaris , ele atende plenamente as necessidades em  uso urbano.

O valor do Etios X automático é bem disputado, e mesmo possuindo todos os itens necessários, um rádio ou uma central multimídia, terão de ser adquiridos separadamente, pois essa versão em específico não oferece.

Sobretudo, deve-se levar em consideração toda segurança que ele oferece.

Ford Ka SE Plus

O mérito do Ford Ka automático consistem no eficiente motor 1.5 de 3 cilindros.

Com projeto e construção padrão, ele pode não ser um dos mais desenvolvidos do mercado automotivo, mas consegue entregar um nível de eficiência necessário.

A maior prova reside nos 136 cvs a etanol que ele é capaz de entregar, resultando em uma potência particular de 90,8 cvs, algo muito digno vindo de um veículo aspirado.

Além disso, vale a pena pagar um pouco a mais na configuração e adquirir a versão SE Plus, pois ela vem com central multimídia, trio elétrico e piloto automático de série.

Volkswagen Gol

A Volkswagen mandou muito bem em compartilhar o conjunto mecânico do Pólo intermediário com o Gol de entrada.

A combinação entre o motor 1.6 16V e o câmbio automático de 6 marchas coincidiu com o Gol e ficou muito melhor do que a versão automatizada I-Motion a qual já foi extinta.

Assim como no caso da concorrente Chevrolet, o ponto forte do Gol automático está no seu valor, porém o comportamento dinâmico dele é bem melhor do que o do Onix Advantage.

Ele possui central multimídia, volante funcional com borboletas para trocas contínua (algo inédito em um modelo de entrada), rodas de liga leve aro 15”, computador de bordo, sensor de estacionamento, e entre outros itens precisos.

Nissan March

O Nissan March é o único modelo da categoria que entrega um câmbio automático com bastante eficiente do tipo câmbio CVT.

Sua caixa de câmbio, geralmente é encontrada em modelos extremamente caros como o Corolla e Honda Civic, contribui muito para dispor da melhor forma possível toda a potência e torque do motor.

Resultando na economia de combustível, chegando a registrar 14,6 km/l na estrada a gasolina e ótimo desempenho considerando a proposta do Nissan March.

O modelo sai de fábrica com essa configuração e com os principais equipamentos dedicados a confortabilidade, ou seja

  • Ar-condicionado;
  • Direção elétrica;
  • Travas;
  • Vidros elétricos;
  • Até mesmo rádio, tendo como item opcional a central multimídia com uso de smartphones ou por meio do Android Auto e Apple CarPlay.

Hyundai HB20

O Hyundai HB20 automático apesar de possuir um conjunto mecânico parecido bem parecido como do Citroën C3, referentes ao motor 1.6 16V e câmbio automático 6 marchas, o Hb20 dispõe de um fator relevante.

Ele oferece 5 anos de garantia integral, o que valoriza o veículo no mercado de usados, menor desvalorização e reflete diretamente, no custo de propriedade.

Além disso, a Hyundai ainda oferece um habitáculo mais moderno e melhor utilizado em relação ao Citroën C3 que falaremos abaixo.

Citroën C3 Attraction

A versão Attraction automática deixa a desejar nos controles de tração e estabilidade, mas oferece um conjunto mecânico bem interessante comparado aos demais modelos.

Com a chegada do câmbio automático de 6 marchas, as vantagens do Citroën C3 aumentaram, pois seu desempenho aumentou graças ao motor 1.6 16V.

Seu preço é bem mais elevado do que os modelos mais queridos pelos brasileiros, mas, além do comportamento ao volante ser mais atrativo, o modelo conta com ar-condicionado digitalizado e uma central multimídia de série.

Chevrolet Onix Advantage

Devido a demanda por modelos automáticos mais acessíveis, a Chevrolet foi esperta e lançou, no início de 2020, uma configuração comum e mais acessível para o Onix automático.

Nomeado de Advantage, a vantagem dessa versão está no custo-benefício.

Ele possui um motor 1.4, câmbio automático de 6 marchas e ainda traz consigo ar-condicionado, direção elétrica, travas e vidros elétricos e rádio que são itens de série.

Supereconômico, o Onix 1.4 automático é habilitado para percorrer até 11,8 km/l em vias urbanas e 14,0 km/l em rodovias a gasolina.

O modelo ficou em última colocação nesse ranking, pois os demais modelos entregam desempenho melhor sem danificar tanto o consumo e o Onix ainda fica nos devendo os controles de tração e estabilidade, itens que não são oferecidos nem como opcionais.

Porém, em outros requisitos o Onix é sim o preferido dos brasileiros.

Gostou deste artigo? Compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas saibam quais são os melhores carros automáticos do Brasil!