Plataformas de educação online: como escolher uma?

A inclusão digital no ambiente escolar é uma prática que já estava avançando nos últimos anos, mas que teve um crescimento ainda mais acelerado por conta da necessidade do distanciamento social.

Isso fez com que muitas instituições de ensino se vissem na situação de buscar por plataformas de educação online para satisfazer a demanda de suas escolas, mantendo as atividades sem prejudicar os alunos ou professores. 

A verdade é que essas ferramentas já são amplamente utilizadas por organizações que oferecem cursos livres e até mesmo graduação, MBAs e pós-graduação. É o que mostram os dados do Censo ABED, que entre 2017 e 2018, o número de cursos a distância subiu de 4.570 para 16.750.

Ou seja, o uso de plataformas de educação online já é uma realidade para inúmeras instituições de ensino e, nos últimos anos, mostrou-se um instrumento imprescindível para a continuidade na aprendizagem.

Quer conhecer mais sobre as principais vantagens de contar com uma boa plataforma de educação online e como escolher uma? Continue a leitura!

4 benefícios de uma plataforma de aprendizagem

Encontrar boas ferramentas para aulas online, planejar atividades remotas e o simples fato de dar aulas ao vivo podem ser consideradas tarefas desafiadoras para qualquer professor. Mas a verdade é que a transformação digital trouxe isso para uma realidade cada vez mais presente em nosso dia a dia.

Por conta disso, encontrar as plataformas de educação online certas pode fazer a diferença tanto no momento do planejamento quanto da execução das aulas. E isso com certeza influencia na experiência do aprendizado.

Quer conhecer as principais vantagens de usar uma boa plataforma de educação online? Confira:

  • Engajamento do aluno;
  • Facilidade no acesso aos conteúdos;
  • Flexibilidade;
  • Colaboração entre estudantes.

1. Engajamento do aluno

Devemos entender que a educação não é estática e, sempre que é necessário, conseguimos observar mudanças nessa prática. Mais do que isso, essa é a oportunidade para trazer melhorias ao processo de aprendizagem.

Se antes achávamos que o melhor modelo de ensino era aquele tradicional, em que o professor ficava na frente da sala falando e os alunos apenas acompanhavam a matéria, hoje entendemos que essa não é a única maneira de ensinar.

Pelo contrário, estamos mais familiarizados com a ideia de que cada aluno pode aprender de um jeito diferente. E a verdade é que as aulas remotas e plataformas de educação online mostram isso de maneira mais objetiva.

2. Facilidade no acesso aos conteúdos

Uma das principais vantagens do ensino online é a facilidade de acesso a materiais diferenciados, que podem ser adicionados e salvos na plataforma pelos professores para aqueles que desejam aprofundar os conhecimentos em alguma área.

Além disso, as instituições de ensino podem criar bibliotecas virtuais para que diversos conteúdos adicionais estejam sempre à disposição dos estudantes. Isso permite uma maior autonomia no momento do aprendizado, o que é considerado benéfico para o aluno, engajando melhor nos assuntos que mais interessam a ele.

3. Otimização do ensino

Algumas plataformas de educação online, como o Google Classroom, por exemplo, dispõem de um conjunto de ferramentas gratuitas de comunicação, armazenamento e gestão escolar, capazes de impactar positivamente a produtividade das turmas.

Ou seja, é a oportunidade ideal para unir tudo aquilo que é necessário para que uma instituição de ensino seja bem-sucedida: armazenamento das informações, área de gestão escolar para coordenadores e diretores e, é claro, que forneça uma boa comunicação entre professores, alunos e seus pais.

Tudo isso traz mais flexibilidade ao ensino, já que vários recursos podem ser usados durante a aula, enriquecendo ainda mais o aprendizado.

As plataformas também permitem que os trabalhos e provas sejam enviados de maneira prática, além de manter essas informações salvas na nuvem. Isso traz mais segurança para o trabalho que é feito e flexibiliza a correção do professor.

4. Colaboração entre estudantes

As plataformas online permitem que os alunos interajam e troquem informações que podem trazer mais aprofundamento nas matérias. As discussões podem ser feitas no mural da aula, em fóruns ou até mesmo por chats online, dependendo da ferramenta escolhida.

Um dos maiores desafios nas aulas online é conseguir motivar os alunos e, por isso, a interação com outros estudantes pode ser tão benéfica para o aprendizado geral. O importante é que exista essa possibilidade de troca, algo que é relevante para a sociabilidade e que muitos acabam sentindo falta no ensino online.

Como escolher entre as plataformas de educação online?

Possibilidade de personalização

Devemos lembrar que as instituições de ensino são diferentes, desde o seu plano de educação, até as atividades que são ofertadas e como isso é feito. Por isso, a possibilidade de personalizar a plataforma de acordo com as necessidades da escola é fundamental.

Isso permite que os professores e alunos tirem um maior proveito da ferramenta, já que ela seria otimizada pensando no aprendizado e no ensino de sua própria instituição.

Custo-benefício

Essa é uma questão que não podemos deixar de lado. Tudo isso porque, criar toda uma estrutura do zero para oferecer aulas a distância pode ser um trabalho muito mais complexo e caro.

Nesse sentido, as plataformas de educação online aparecem como uma boa alternativa para minimizar esses custos, além de já oferecerem o suporte necessário caso dê algum problema na ferramenta, o que vem a ser o próximo ponto.

Suporte ao atendimento

Ao escolher a melhor plataforma online para sua instituição, atente-se ao serviço de suporte oferecido pela ferramenta. Isso pode fazer a diferença quando tiver problemas, bugs ou atualizações que precisam ser feitas.

Como falamos, quando levamos em consideração o custo-benefício, também devemos pensar nesse ponto, já que as plataformas devem contar com o seu próprio time de suporte prontos para auxiliar e minimizar a crise. 

Integração

Atualmente, não é possível pensar em plataformas de aprendizagem digital e deixar de lado a possibilidade de integração com outras ferramentas. Isso permite a usabilidade de recursos adicionais durante a sala de aula, além de poder integrar outras áreas, como a gestão ou financeira.

Tudo isso são apenas algumas vantagens das plataformas de educação online e o que você deve pensar antes de escolher a ideal para o sua instituição de ensino. Lembre-se de priorizar o acesso ao aprendizado e a experiência positiva do aluno durante as aulas.

Este post é de autoria da Safetec Educação, uma empresa com mais de 10 anos de mercado, obcecada em criar experiências na área educacional, através de soluções simples e colaborativas, que gerem resultados.