SEO de qualidade pode gerar muito crescimento em seu negócio: Confira estas dicas
SEO de qualidade é realmente um dos principais alvos de grandes empresas que entenderam a importância de um bom marketing digital. Seja por conta do número de acessos sem grandes investimentos, ou mesmo por conta do tráfego especializado, o SEO ainda é um dos focos principais da maioria das agências.
E realmente, não é fácil encontrar boas dicas, afinal de contas, ninguém gosta de uma concorrência. É basicamente criar um predador para te dar trabalho mais tarde.
Mas aqui o meu objetivo é te dar uma colher de chá, te mostrar de verdade o que é marketing digital e como ter resultados de verdade. Dessa forma, espero que você sempre volte mais vezes com o interesse de aprender ainda mais sobre marketing digital.
Este post não entra para a categoria de cursos para horas complementares, como é a maioria dos cursos sobre marketing digital. Entretanto, ele vai te ajudar de maneira bastante concisa a encontrar resultados de verdade.
E então, vamos conferir algumas dicas sobre como fazer SEO de qualidade?
Dicas sobre SEO de qualidade
Antes de iniciar as nossas dicas, gostaria de dizer que estas são só algumas das várias que podemos colocar aqui. Então, se desejar uma parte 2, basta entrar nos comentários com os seus pedidos, ok?
1 – Procure entender sua concorrência
Primeiramente é importante entender que o Google não é um especialista em nada. Todas as informações que ele retira para criar seus rankings não vêm de algum tipo de estudo profundo em um nicho de mercado.
Sua inteligência artificial e análise de dados trabalha exatamente com um núcleo de análises baseados nos principais sites, aqueles com a maior autoridade no seu nicho.
Então, se você realmente quer sair em uma direção, vai precisar entender um pouco mais sobre o que a sua concorrência está fazendo. E mais do que isso, vai precisar de verdade colocar a mão na massa e retirar alguns trunfos da cartola para conseguir trazer uma resposta rápida ao que virá de novo.
2 – Conteúdos de qualidade são mais importantes que qualidade
Um outro ponto muito interessante é que você pode sim apostar em conteúdos que estão viralizando. Entretanto, ao invés de agarrar o mundo com as pernas, o ideal mesmo seria fazer poucas coisas bem feitas.
Claro, fazer pouco demais significa que você não irá muito longe. Mas quem realmente se dedica e cria conteúdos que são relevantes, vai conseguir chegar bem mais longe de uma maneira geral.
No longo prazo, aquele pouco trabalho de qualidade vai se acumulando em muitos trabalhos bem feitos.
O Google hoje prioriza conteúdos que tenham um valor maior, como por exemplo algo entre 1500 a 2000 palavras. Sendo que é possível escrever conteúdos com 3000, 5000 e até 7000 palavras.
Tudo vai depender de como você trabalha o texto e coloca algo que seja realmente relevante. Acredite, a inteligência artificial do Google hoje consegue entender se seu texto é um grande emaranhado de enrolação ou se é mesmo um material digno de um óscar.
Por isso a análise da concorrência é tão importante, pois permite que você encontre exatamente aquilo que será útil para você no longo prazo.
3 – Consiga backlinks de qualidade
Um outro ponto muito importante é que o Google sempre considerou os backlinks como a espinha dorsal da autoridade do seu site. Quanto mais links fizerem referência para o seu domínio, maiores e melhores serão os resultados.
Então, com o objetivo de tornar tudo muito mais organizado, é possível que você consiga uma posição abaixo do sol.
Entretanto, uma das coisas que o Google aprendeu com o tempo é exatamente evitar aqueles mais malandros que executam ações como PBN, TLB e semelhantes.
Técnicas que eram conhecidas como black hats estão com seus dias contados. E hoje em dia já é possível encontrar duras medidas quanto a este tipo de coisa.
PBNs que antes eram grandes referências, acabaram se tornando flags para derrubar sites. Desta forma, o efeito esperado dos links se invertem e muitos sites foram penalizados.
Até por conta disso o Google criou a função Disavow, onde você pode recusar a referência de backlinks.
4 – Tempo é dinheiro, e também pontuação de SEO
Foi se o tempo da internet discada em que era necessário esperar até mesmo minutos para abrir uma página. Hoje, qualquer site de qualidade será carregado em 2 ou 3 segundos.
Alguns, mais pesados, podem acabar demorando um pouco mais, entretanto, nada se compara à internet que era simples e rápida.
Hoje, a internet de banda larga, principalmente depois da fibra óptica, permitiu que a internet se tornasse algo muito mais acessível e útil. Não só a velocidade permitiu que nossa paciência não fosse facilmente testada, como também possibilitou a construção de sites mais robustos.
Entretanto, exagerar na robustez até ter um site que demora a carregar não é visto com bons olhos. Por isso o Google leva em consideração exatamente a velocidade de carregamento do site, que não deve demorar muito.
5 – Cuidado com os termos âncora
Muitas pessoas encontram nos backlinks uma terra sem lei. Entretanto, é importante dizer que o Google não perdoa quem faz linkagens de qualquer maneira. Ainda que o site de origem tenha qualidade e seja bastante honesto, é importante pensar no termo que irá linkar.
Por isso, minha recomendação é que você utilize um termo relacionado à palavra chave que normalmente seja um sinônimo. Guarde o backlink com palavra exata somente para aqueles casos em que o site tiver uma autoridade muito alta.
No longo prazo essa será a melhor maneira de não cair na malha fina do Black Hat do Google.
Considerações finais
Encontrar uma grande variedade de cursos online que possam servir para uma grande abrangência de tarefas é realmente algo desafiador. Entretanto, não quer dizer que seja algo impossível.
Se você realmente quer aprender mais sobre o assunto e se aprofundar ainda mais no tráfego orgânico, então esteja sempre ligado nas nossas dicas.
Qualquer dúvida que você tiver sobre o assunto, estou à disposição para te ajudar, ok?
Até a próxima!
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.