Gestão do clima organizacional: como utilizar na sua empresa?
Já se foi o tempo em que as empresas focavam apenas na entrega das tarefas dos funcionários, um processo maniqueísta, burocrático e desmotivador. Todavia, as coisas mudaram, e com elas vieram ferramentas de gestão do clima organizacional, resultando em um ambiente saudável para os colaboradores.
Mas como melhorar o clima organizacional de uma empresa? Qual o papel do gestor nessa etapa? Neste artigo, preparamos um material interessante para você entender a importância da gestão do clima organizacional e dicas para deixar o local de trabalho ainda melhor.
- O que é gestão do clima organizacional?
- Qual a importância da gestão do clima organizacional?
- Insatisfação profissional
- Baixa produtividade
- Falta de comprometimento
- Aumento do turnover
- Como melhorar o clima organizacional?
- 1. Dê valor à sua equipe
- 2. Construa uma boa estrutura de trabalho
- 3. Faça uma pesquisa
- Como otimizar a gestão do clima organizacional?
O que é gestão do clima organizacional?
O bom funcionamento de uma companhia depende de vários fatores, a começar pela produtividade dos colaboradores que, quando bem estruturados, respondem com firmeza às obrigações diárias.
No entanto, as organizações estão expostas a interferências que prejudicam o bem-estar, pois as práticas, processos, sistemas, pessoas, tudo se conecta, resultando em bom ou péssimo clima organizacional.
Sendo assim, a gestão do clima organizacional nada mais é do que trabalhar o sentimento dos profissionais que comportam uma empresa, para que suas reações gerem um impacto positivo na produtividade diária.
Logo, a finalidade do clima organizacional na empresa é ajudar o estabelecimento e seus profissionais a crescerem de forma linear, e, para isso, o setor de Recursos Humanos e os gestores usam ferramentas necessárias para transformar um cenário caótico em agradável.
Qual a importância da gestão do clima organizacional?
A influência do clima organizacional gera a necessidade de avaliar as condições das relações de trabalho, com uma gestão adequada, é possível reverter algumas situações desfavoráveis, entre elas:
Insatisfação profissional
É muito comum os gestores não se preocuparem com a opinião dos colaboradores. Essa atitude vem de uma visão inadequada de que líderes são os donos da verdade, e, por isso, não aceitam sugestões contrárias.
Uma prática errada, já que o bom funcionamento de um negócio depende dos empregados. Essas atitudes provocam sentimentos de desmotivação, insatisfação e desvalorização.
Baixa produtividade
Vários fatores podem contribuir para a diminuição de produtividade de uma equipe, seja a estrutura, relacionamento entre os colegas, má comunicação com os gestores, salário, etc. Todavia, se a companhia mantém a motivação dos colaboradores, todo o processo fica mais fácil de ser contornado.
Falta de comprometimento
O baixo comprometimento está normalmente atrelado a um clima organizacional nada sadio, o que faz o funcionário trabalhar apenas por obrigação, e não por prazer.
Aumento do turnover
Insatisfação leva a redução de funcionários, afinal, a matemática explica que quanto maior a taxa de turnover, menor a probabilidade de alcançar os objetivos propostos. Resultado: a troca de equipe faz a empresa perder dinheiro devido aos constantes processos de demissão e contratação.
Desse modo, compreender o que é gestão do clima organizacional tem como efeito ideias para fortalecer a presença do funcionário na companhia.
Como melhorar o clima organizacional?
O papel do gestor no clima organizacional é super importante para que as mudanças aconteçam corretamente. Em vista disso, listamos algumas dicas essenciais para o sucesso da sua organização.
1. Dê valor à sua equipe
Todo mundo gosta de ser reconhecido em algum momento da vida, e no lado profissional não é diferente. O gestor que valoriza o empregado, conseguem mantê-lo comprometido e feliz para cumprir as suas tarefas, consequentemente, ele vestirá a camisa da empresa com afinco.
Algumas maneiras de colocar a ideia em prática é oferecer benefícios, como cursos e especializações, aumento de cargo ou salário extra, etc.
2. Construa uma boa estrutura de trabalho
Uma empresa que exige resultados satisfatórios, mas não proporciona condições essenciais para a execução das tarefas, está sujeita a perder o profissional contratado. Por isso, investir em uma estrutura adequada potencializa as habilidades e os talentos dos colaboradores.
Que tal comprar computadores mais modernos para que o trabalho flua mais com mais agilidade? Ou montar uma sala para descanso com jogos de videogame e cadeira de massagem? Afinal, o lazer também faz parte de um clima agradável.
3. Faça uma pesquisa
A pesquisa é um termômetro para a gestão do clima organizacional, pois por meio dela é possível medir a satisfação dos colaboradores e, assim, aprimorar melhorias no ambiente. O objetivo é justamente entender as visões, necessidades e problemas de quem faz parte do negócio.
Pensando nisso, separamos uma lista de perguntas que devem ser avaliadas em uma pesquisa de clima organizacional. Veja quais são:
- Os gestores são elegíveis para esta posição?;
- Qual o motivo dos funcionários se sentirem motivados ou desmotivados?;
- Os empregados estão satisfeitos com o modo com o gerente repassa as atividades?;
- Todos colocaram em prática a missão, a visão e os valores da companhia?;
- Existe equilíbrio entre vida pessoal e vida profissional?;
- Como é o relacionamento e a comunicação no estabelecimento?;
- Todos recebem e compreendem as informações impostas na empresa?
Percebe que, ao analisar essas perguntas, abre-se um leque de opções para fortalecer o gerenciamento de uma instituição? Ler e interpretar as respostas da pesquisa são fundamentais para uma mudança minimamente favorável.
Como otimizar a gestão do clima organizacional?
Neste artigo, podemos perceber que um bom clima organizacional contribui para o fortalecimento de departamentos e dos colaboradores. Mas além das técnicas que listamos acima, a tecnologia pode ajudá-lo nessa empreitada.
A gestão de ponto é uma aliada do RH, que, ao usar um sistema de controle da jornada pode contabilizar o tempo de entrada e saída dos funcionários, assim como auxilia para o cálculo de banco de horas, atrasos, férias, e outros benefícios.
O relógio de ponto digital biométrico da GeoVictoria, empresa especialista no ramo com clientes como Starbucks, Bureau Veritas, entre outros ao redor do mundo, pode ser uma ótima solução. Com ela, o colaborador registra seus horários utilizando a impressão digital, o que livra da marcação por papel e caneta. Além do mais, os gestores podem visualizar todo o histórico pelo sistema integrado na nuvem.
A tecnologia pensando na melhor gestão do clima organizacional do seu negócio. Pense nisso!