Cinco ideias para guardar dinheiro: ganhe sua independência
Em 2021, o número de famílias endividadas registrou aumentos recordes mensais. Em agosto, de acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), 72,9% das famílias brasileiras se encontravam no vermelho.
A pesquisa divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostra uma preocupação com a saúde financeira da maioria dos brasileiros. Então, em momentos de crise, como ter ideias para guardar dinheiro?
Para sanar essa dúvida, criamos um texto com cinco formas de poupar dinheiro. São dicas simples, mas que podem impactar bastante a sua carteira a curto, médio e longo prazo. Vale lembrar que o melhor momento para começar a poupar e economizar é agora!
Até o final deste texto, você vai aprender a:
- Criar metas para médio e longo prazo;
- Criar um planejamento financeiro;
- Cortar gastos desnecessários;
- Separar dinheiro para quitar dívidas;
- Pesquisar e fazer um comparativo no preço dos produtos.
Vamos juntos nessa trajetória para sair, de uma vez por todas, do vermelho? Tenha uma ótima leitura!
5 dicas para economizar dinheiro
Primeiramente, é preciso entender que se conscientizar financeiramente não é um trabalho feito do dia para a noite. Por isso, recomendamos que você pesquise a fundo sobre o mercado financeiro e sobre ideias para adquirir uma renda extra! Sem mais delongas, vamos para as dicas!
Estabeleça suas metas
O primeiro passo para começar a tomar as rédeas de sua vida financeira é criar metas para este dinheiro. Afinal, não existe investimento sem objetivos . Eles podem ser variados , como:
- uma viagem;
- aposentadoria;
- uma roupa;
- um eletrodoméstico
- uma despesa médica prevista;
- uma casa própria.
Independentemente de qual seja a sua meta de vida, é preciso, sempre, colocá-las na ponta do lápis e deixá-la bem definida. Mas qual é a importância de estabelecer um objetivo e como ele o ajudará a economizar dinheiro?
Bem, a resposta para isso é simples: fica muito mais fácil poupar e economizar quanto temos um motivo para isso. Ou seja, tendemos a seguir à risca nossos planos se, no futuro, a gente puder usufruir deles.
O ideal é separar um investimento para cada meta. Por exemplo: se o seu objetivo for a aposentadoria, guarde, mensalmente, um valor em um ativo que será resgatado só no futuro, como o Tesouro Direto.
Mas, caso seja uma viagem daqui a dois anos, talvez seja interessante investir em um Crédito de Depósito Bancário (CDB) com liquidez de, no máximo, 24 meses.
Estude qual investimento é o ideal para a sua meta e preste atenção à liquidez e à rentabilidade.
Crie um planejamento financeiro
Você sabia que, para sobrar dinheiro no final do mês, é preciso criar um planejamento financeiro? Essa é, com certeza, uma das principais formas de poupar dinheiro.
Por que? Oras, porque precisamos entender qual é a relação entre o que ganhamos e o que gastamos. Além disso, é imprescindível delimitar com o que gastamos uma parte do nosso patrimônio.
A ideia é a mesma que a criação de metas, já que temos que nomear o nosso dinheiro para, no final, não gastá-lo com “besteira”. Assim que recebemos o nosso salário, mesada ou bonificação, o ideal é separar uma quantia para:
- pagamento de contas do mês;
- pagamento de parcelas de dívidas (se tiver);
- estudo;
- gastos para recreação.
A porcentagem do salário que será destinado para cada item depende de você! Priorize, sempre, o pagamento das contas mensais e as parcelas de dívidas passadas, evitando, assim, o acúmulo de juros e o surgimento de um novo endividamento.
Na categoria “estudo”, você deve separar um dinheiro para continuar aprendendo sempre. Seja na sua área de atuação ou algum assunto que lhe renderá um dinheiro extra no futuro, é sempre interessante estar antenado e aberto para novos aprendizados.
Corte gastos desnecessários
Você viu que, no item anterior, nós colocamos uma seção para “gastos de recreação”? Neste caso, estamos falando sobre um lanche no final de semana, um passeio em família, um momento de lazer especial.
Você pode considerar isso um gasto desnecessário, mas não é. Você sabia que, segundo uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), 47,3% dos trabalhadores brasileiros apresentaram sintomas de depressão e ansiedade durante a pandemia? Isso mostra como os momentos de lazer são importantes tanto para o corpo quanto para a mente.
Portanto, separe um dinheiro para a sua diversão, mas cuidado com os gastos desnecessários. Sabe aquela blusa que, no final, ficará sobrando no seu guarda-roupa? Ou o celular do momento, que ficará obsoleto daqui um ano? Esses, sim, são gastos que podem ser evitados.
Saiba quais são as suas necessidades e pergunte-se sempre: “Eu realmente preciso deste objeto agora?”. Se a resposta for não, dê um fim digno ao seu dinheiro. Pode até ser poucos reais, mas já é um passo para poupar e economizar!
Separe dinheiro para suas dívidas
Este assunto merece, igualmente, um tópico só para ele. O conceito básico da economia é que, quando estamos com dívidas, não podemos acumular mais dívidas!
Por isso, caso o seu saldo esteja no vermelho e com as contas atrasadas, está na hora de repensar as suas prioridades. É sempre importante continuar pagando de maneira correta suas pendências mensais e ir quitando, aos poucos, suas dívidas.
Para sair do vermelho, vale de tudo. Desde uma renda extra, até um empréstimo em uma instituição. Mas, preste atenção: confira as taxas de juros oferecidas pela instituição. Se estiverem muito altas, você pode até gerar mais despesas no futuro.
Mas, sobretudo, entre em contato com a empresa que você está devendo. Sabia que você pode garantir descontos expressivos negociando a sua dívida? Vale a pena tentar!
Pesquise os preços antes de comprar
Faz muitos anos que “falta de tempo” deixou de ser uma desculpa para comprar as coisas por impulso. Nos dias de hoje, você encontra, facilmente, aplicativos de comparação de preços em dezenas de lojas na internet.
Mas como isso pode me ajudar a economizar dinheiro? Primeiramente, apenas o fato de você ter barrado o impulso de comprar já é uma vitória. Em segundo lugar, fazer um comparativo entre as ofertas de várias lojas pode garantir um desconto considerável no artigo que você tanto deseja.
Por isso, é muito importante pesquisar a qualidade do produto e, principalmente, seu custo benefício. E, agora, você não precisa nem sair de casa para isso: você tem tudo na palma da sua mão.
E vale lembrar que o dinheiro dessas comprinhas esporádicas está na categoria “gastos para recreação”. Portanto, não ultrapasse o orçamento destinado para ela e, de forma alguma, utilize sua reserva de emergência.
Não sabe o que é reserva de emergência? Confira o vídeo abaixo!
Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=SfzJJlBuIoo
Ideias para guardar dinheiro: trilhando a independência financeira
Até aqui, você recebeu cinco ideias para guardar dinheiro de maneira simples. A ideia não é que você só economize, se esquecendo de viver bem e feliz. Nós queremos que você tenha uma vida fora do vermelho!
De brinde, confira outras seis formas de poupar dinheiro:
- utilize aplicativos que ajudam você a calcular e organizar as suas despesas;
- evite usar carro próprio e priorize o uso de transporte público ou bicicleta;
- mantenha uma vida ativa e repleta de hábitos saudáveis, evitando doenças futuras;
- economize água e energia dentro de casa, diminuindo as despesas do lar;
- evite comprar na rua o que se tem em casa, como um lanchinho.
Tenha a consciência de que ter uma estabilidade financeira e sair do vermelho não é uma tarefa tão rápida. Tenha persistência e não desista: você vai chegar lá!
O que achou deste artigo sobre ideias para guardar dinheiro? Ele foi útil para você? Caso sim, convidamos você a dividir seu conhecimento, compartilhando esse post em suas redes sociais!