O que são energias renováveis

Falar de energias renováveis é importante para nossa conscientização e também sobrevivência. Esse já é um assunto muito discutido em qualquer local e a cada dia há mais países aderindo a essa forma de produção. 

Afinal, o que são essas tais energias renováveis e como elas podem ser benéficas para o ser humano? Bem, é sobre esse assunto que iremos tratar hoje.

O termo energias renováveis carrega consigo o significado da palavra por si só. É uma forma de energia que é produzida para se renovar sempre. 

A princípio parece algo estranho, mas se você pensa na água como uma das fontes de energia renovável, você entende melhor.

Em suma, se você usa a água para produzir energia você já está em um processo de produção a partir da energia renovável. 

Além disso, esse tipo de energia é fundamental para que os recursos continuem sendo bem utilizados no mundo.

Energias renováveis: como caracterizar corretamente

Ah, claro, você deve ter essa dúvida. A maioria acredita que as energias renováveis são aquelas que nunca se acabam, visto que é perene. 

No entanto, essa é uma informação incompleta, levando em consideração os cuidados com meio ambiente e a degradação do mesmo. 

Podemos dizer que a energia renovável é aquela que se renova com o tempo e graças a isso não há necessidade de se preocupar com mais.

A questão nessa área é sempre a gestão. Com uma gestão bem feita é provável que os resultados sejam melhores e a energia possa ser produzida em grande escala. 

Nesse caso se torna fundamental saber que tipos de energia podem ser renováveis e, ainda mais importante, saber administrar bem sua produção e sua “renovação”.

Aqui iremos tratar das 3 principais formas de produção no mundo. Elas são importantes porque, além de renováveis, conseguem trabalhar certas facilidades que outras não conseguem. Você irá entender melhor continuando a leitura.

Os tipos de energias renováveis citados abaixo temos no Brasil, e com o tempo as 3 estão ficando diversificadas, até mesmo como fonte de economia.

As hidroelétricas 

Utilizar a água como energia não é uma ideia nova. Na verdade, séculos atrás já existiam motores que conseguiam movimentar veículos utilizando essa forma. 

Porém, a energia elétrica, por outro lado, é uma ideia mais atual e cheia de pontos para discutir. 

O primeiro de todos é que, apesar de ser uma energia renovável, nem sempre essa é uma forma sustentável de produção. Essa sem dúvida é a mais utilizada no Brasil. 

Isso quer dizer que em dado momento poderá apresentar algum problema. Quando há a construção de uma hidroelétrica é muito comum presenciar isso.

Por outro lado, sua produção é limpa. O impacto ambiental para conseguir começar a produzir pode ser revertido e por esse motivo o Brasil e muitos outros países a utilizam. 

É claro, no Brasil é mais simples por conta de seu potencial hídrico, mas hoje já é notável alguns impactos com as secas de algumas barragens. 

Por isso, essas atividades que podem causar grandes impactos ambientais são bastante fiscalizadas, afinal, se o meio ambiente acabar, acabou a vida do Planeta. 

A energia eólica

Por outro lado, temos a energia elétrica produzida a partir da força do vento. O processo para produção é bem simples de entender. O vento consegue produzir alguma força e essa força é utilizada para mover pás. 

A produção de energia elétrica acontece, em suma, por conta da energia mecânica da força dos ventos. Método eficiente, porém, precisa ser bem avaliado, visto que nem todos os locais do mundo conseguem produzir essa energia com facilidade.

Mas ela é uma energia limpa, uma das mais limpas. Seu único problema é a construção que inviabiliza a área para uso em qualquer outra atividade, além de precisar de um grande espaço para criação de um parque eólico.

A energia solar

Há também a energia solar para quem deseja mais praticidade. Ela é mais comum que a eólica por vários motivos, o principal, é claro, está relacionado a presença do sol em todos os países do mundo. 

É claro, alguns terão uma menor incidência dos raios solares e por isso não são próprios para essa atividade.

Por outro lado, boa parte do mundo possui uma grande aproximação com os raios solares. Muitos países nem mesmo conseguem muitos dias de chuva. 

Além disso, graças a tecnologia já é possível armazenar a energia elétrica produzida a partir do sol. Esse é um grande passo para melhor desenvolver esses métodos.

Potencial e preço

Há muito potencial, com certeza. A maioria dos países pode trabalhar bem com a energia renovável, além de ser barata. 

Elas conseguem apresentar um preço chamativo, porém, somente se nota isso a partir de muita averiguação. 

Esse talvez ainda seja um problema, visto que energias como a solar apenas se tornam um investimento.

Entretanto, existe muito potencial para que isso mude no futuro. 

Conclusão

Como já deu para ver, as energias renováveis são diversas, mas apresentam características semelhantes. São assim para causar a ideia de renovação sempre. 

As três mais viáveis formas de produção também trabalham de forma excelente com a economia e a sustentabilidade.

Agora que você já sabe de tudo isso, deve entender que a melhor forma de trabalhar com elas é em conjunto. Uma não fere a outra de nenhuma maneira e graças a isso os resultados são mais visíveis. 

O que achou do nosso artigo sobre energias renováveis? Espero que tenha gostado, até a próxima!