Planejamento estratégico comercial: conheça 6 itens essenciais nessa construção
O planejamento estratégico comercial é essencial para empresas que desejam se firmar no mercado, evitando erros e aproveitando as oportunidades geradas por seus pontos fortes.
Uma ferramenta fundamental para a construção de um caminho sólido rumo ao sucesso, que auxilia na identificação de problemas e soluções que possam afetar a organização, dentro e fora do ambiente de trabalho.
Apesar de tanta importância, é sabido por todos que muitas empresas, principalmente os pequenos negócios, não elaboram um bom planejamento estratégico comercial, e o reflexo disso pode ser confirmado por dados do IBGE, que avaliaram que quase 60% das empresas sobrevivem por apenas cinco anos.
Um bom plano de negócio pode fazer a diferença na sobrevivência de um negócio, por isso, entender como fazer um planejamento estratégico, e qual a sua importância é imprescindível. Por isso, continue essa leitura e aproveite o conteúdo.
- O que é planejamento estratégico comercial?
- Como fazer um planejamento estratégico?
- 6 itens essenciais na construção do planejamento estratégico comercial
- Identifique as tendências da concorrência, da indústria e dos clientes
- Realize uma análise SWOT
- Defina sua missão e visão
- Defina suas metas
- Determine os objetivos de cada departamento
- Saiba as necessidades da sua empresa
O que é planejamento estratégico comercial?
Um planejamento estratégico comercial pode ser definido como um direcionamento, que pré determina quais objetivos e resultados a empresa pretende alcançar, servindo de guia para toda a organização, desde o chefe até os funcionários operacionais.
É importante fazer um planejamento do negócio, pois ele possibilita o mapeamento de todos os pontos, sejam eles positivos ou negativos, que possam de alguma forma influenciar os resultados da organização, como, por exemplo:
- a identificação de concorrentes;
- acompanhamento de métricas de desempenho do negócio;
- entendimento das necessidades dos consumidores;
- mudanças no mercado;
- dentre outras variáveis.
Entenda mais sobre a importância das métricas de desempenho lendo: KPI de Customert Experience 6 métricas para acompanhar o desempenho das suas estratégias.
Como fazer um planejamento estratégico?
Construir um planejamento estratégico comercial pode parecer fácil, mas a verdade é que essa construção exige organização e detalhamento, já que esse plano irá nortear todos os passos do gerenciamento do negócio a longo prazo.
É necessário que todos os objetivos estratégicos da empresa estejam alinhados, e isso incluí determinar as metas de cada setor, entender e avaliar as necessidades para alcançar esses objetivos, além de disponibilizar os recursos necessários para que o plano saia do papel.
6 itens essenciais na construção do planejamento estratégico comercial
Após entender o que é planejamento estratégico comercial, e qual a sua importância, além de saber como fazer esse plano, é importante conhecer quais são os itens fundamentais nessa elaboração. Confira alguns, a seguir.
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Identifique as tendências da concorrência, da indústria e dos clientes
Todo planejamento comercial começa pelo estudo do mercado no qual a empresa irá atuar. É importante saber a resposta para perguntas como, qual o tamanho do seu negócio? Como esse setor está crescendo? Quem são seus concorrentes, e quais estratégias eles usam? Quais as principais necessidades dos seus clientes?
Esse primeiro passo precisa ser visto como uma avaliação externa de tendências gerais de mercado.
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Realize uma análise SWOT
É fundamental determinar quais são as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do negócio. Separe esses pontos por blocos, como:
- pontos fortes: da equipe, da base de clientes, da posição no mercado, dos recursos, dos canais de vendas e atendimento, a lucratividade, etc;
- pontos fracos: vulnerabilidades competitivas, ausência de matéria-prima, reclamações constantes, poucos canais de vendas e atendimento, etc;
- oportunidades: formação de alianças, fusões, aquisições, fraquezas dos concorrentes, etc.
- ameaças: fluxo de caixa limitado, equipe desmotivada, queda de preços, avaliações ruins, etc.
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Defina sua missão e visão
Depois de identificar as tendências do mercado e realizar uma análise SWOT, a empresa terá em mãos uma avaliação interna e externa, que auxiliará na elaboração da missão e valor.
Qual a razão do negócio existir? O que ele pode oferecer? Onde ele planeja chegar? A resposta para essas questões determinarão a missão e visão da organização.
Essas informações serão o guia que a empresa seguirá na hora da tomada de decisões importantes, para que tudo seja avaliando considerando os princípios da própria empresa.
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Defina suas metas
Nesse passo do planejamento, a empresa já consegue visualizar para onde quer ir, mas como chegará lá? A criação das metas do negócio são o gás para que se alcance a visão planejada.
As metas podem estar relacionadas a vendas, eficiência operacional, cultura motivacional, estratégias de marketing, dentre tantas outras questões que possam auxiliar na efetivação da visão da empresa.
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Determine os objetivos de cada departamento
Um planejamento estratégico comercial é criado em camadas, e a medida que essas camadas são criadas, novos objetivos são traçados.
É essencial que todos os departamentos de um negócio tenham seus objetivos, e obviamente essas metas devem ser específicas, mensuráveis, alcançáveis, focadas em resultados, e com um tempo adequado para a realização. Isso quer dizer que metas inalcançáveis, devem ser evitadas, para evitar a desmotivação.
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Saiba as necessidades da sua empresa
Com todos os passos anteriores organizados e planejados, é precisa saber identificar quais as necessidades departamentais, para que todas as metas sejam atingidas e ampliadas, focando no sucesso dos atendimentos, das equipes, da empresa e principalmente da experiência dos clientes.
Um exemplo de estratégia que pode ser implementada para oferecer sincronia ao negócio, é a utilização de um software de suporte ao cliente. Essa ferramenta consegue melhorar o gerenciamento de atendimentos, oferecer experiência omnichannel, sincronizar dados e ainda gerar relatórios e análises com base nas necessidades dos clientes.
Diversos outros tipos de ferramentas automatizadas podem auxiliar no planejamento estratégico comercial, e é fundamental que cada empresa determine quais estratégias aplicar, a fim de facilitar os processos gerencias do negócio, sempre com foco em bons resultados.
Esse artigo foi escrito pela Zendesk, empresa responsável pela criação de softwares de suporte, vendas e engajamento que têm o objetivo de melhorar o relacionamento de empresas com seus clientes.
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