Pratos típicos da Amazônia: 5 receitas de dar água na boca!
Os pratos típicos da Amazônia são receitas que, como o nome indica, originam-se na Floresta Amazônica. A Amazônia é a maior floresta tropical do mundo e a sua biodiversidade é incrível. Os alimentos produzidos na região também são únicos e muito saborosos.
Nesse texto, apresentaremos cinco pratos típicos da região que são muito apreciados pelos moradores da Amazônia. Leia conosco e conheça mais sobre os pratos típicos da Amazônia, vamos lá!
5 pratos amazônicos que vão lhe deixar com água na boca!
1. Tacacá
O tacacá é um dos pratos típicos da Amazônia brasileira, originário da região do Pará. É uma sopa muito saborosa preparada com jambu, tucupi, camarão seco, farinha de mandioca, goma de mandioca e temperos.
A história deste prato remonta ao século XVIII, quando os índios tupis-guaranis foram obrigados a se mudar para as margens do Rio Tocantins. Para sobreviver, eles usavam os alimentos disponíveis na região, como o jambu, o tucupi e o camarão seco. Estes ingredientes foram combinados para criar o primeiro tacacá.
O tacacá é feito com jambu, tucupi, camarão seco, farinha de mandioca, goma de mandioca e temperos. Entenda:
- O jambu é uma erva-baleeira, típica da região amazônica, que tem um sabor picante e é usado para dar sabor ao prato;
- O tucupi é um líquido extraído da mandioca, que dá a consistência cremosa à sopa;
- O camarão seco é usado para dar um sabor salgado e é cozido com cebola, alho, pimenta e outros temperos;
- A farinha de mandioca é usada para engrossar a sopa e a goma de mandioca é usada para dar a ela um sabor mais azedo;
- Por fim, os temperos são adicionados para finalizar o sabor do prato.
O tacacá é muito popular na região amazônica e é servido em muitos restaurantes e estabelecimentos locais. É um prato saboroso e nutritivo, que combina a variedade de sabores e texturas da região.
2. Pato no Tucupi
O Pato no Tucupi é um dos pratos típicos da Amazônia, especialmente da região Norte do Brasil. É um dos pratos mais famosos da região, pois seu sabor marcante e único é reconhecido mundialmente.
A história do Pato no Tucupi remonta aos tempos da colonização portuguesa, quando os colonizadores descobriram que as tribos indígenas usavam o tucupi (um caldo feito a partir da raiz da mandioca) para cozinhar frango ou pato. A partir daí, o prato ganhou popularidade e se tornou parte da cultura amazônica.
O Pato no Tucupi é preparado com pato (ou frango) cozido em tucupi, acompanhado de jambu, cebola, alho, sal, pimenta e folhas de couve. Entenda:
- O tucupi é preparado com a raiz da mandioca, água, sal e pimenta;
- O pato é cozido no tucupi por cerca de 2 horas, para que fique macio e saboroso;
- Quando pronto, é servido acompanhado de arroz branco, farinha de mandioca e salada de frutas.
Entre os pratos amazônicos, é um prato rico em sabor, com um toque único e marcante da culinária amazônica. É um dos pratos mais tradicionais da região e é um dos pratos mais procurados por turistas e visitantes da região.
3. Tacacá de Cabidela
O Tacacá de Cabidela é um dos tradicionais pratos típicos da Amazônia, que remonta aos tempos coloniais. É um caldo feito com tucupi, manjericão, jambu, camarão seco, cebola, alho, tomate, óleo de dendê e carne de frango ou carne de porco moída, servido acompanhado de mandioca ou maisena. Entenda:
- O tucupi é obtido a partir da maceração de raízes de mandioca, que são fervidas por longos períodos de tempo, filtradas e fervidas novamente com folhas de jambu;
- O jambu é uma planta interessante, pois suas folhas têm propriedades medicinais que podem aliviar sintomas como náuseas, vômitos e dor estomacal.
O nome do prato é originário da palavra tupi “taca-ca”, que significa “receita de sopa”. É uma receita antiga que é muito popular na região amazônica, servida em muitas ocasiões, como jantares familiares e festividades.
Entenda como preparar o prato:
- Começa-se por refogar a cebola, o alho e o tomate em óleo de dendê;
- Em seguida, adiciona-se a carne de frango ou de porco e o camarão seco já demolhado;
- Depois, adiciona-se o tucupi e o manjericão, e deixa-se ferver por cerca de 20 minutos;
- Por último, adiciona-se a maisena para dar crocância ao prato;
- O tucupi é uma mistura ácida, então é necessário adicionar sal para equilibrar o sabor;
- O Tacacá de Cabidela é servido com mandioca ou maisena;
- A mandioca é descascada, cortada em pedaços e frita na manteiga;
- A maisena é feita de farinha de mandioca, água, sal e manteiga.
Em geral, é um prato muito apreciado pela população amazônica, por sua saborosa combinação de ingredientes, e é servido em muitas ocasiões.
4. Caruru
O Caruru é um dos pratos típicos da Amazônia criado a partir da mistura de diferentes ingredientes. Seu nome significa “caruru” em tupi-guarani, o que se refere a coisa picada, pois é um prato feito com vários ingredientes cortados em pedaços pequenos.
A origem deste prato remonta ao período colonial brasileiro, quando os colonizadores portugueses chegaram na região amazônica.
Ao se depararem com as culturas indígenas, muitos dos alimentos foram adaptados, como é o caso do Caruru. O prato leva ingredientes típicos da região, como o aipim, o camarão e o dendê.
O principal ingrediente do Caruru é o dendê, que é um óleo de palma extraído de palmeiras nativas da floresta amazônica. Entenda:
- O óleo é temperado com alho, cebola, sal, pimenta, tomate e outros temperos, de acordo com o gosto do cozinheiro;
- Depois, é misturado com aipim, camarão, quiabo, azeite e outros ingredientes;
- Uma vez que o óleo de dendê é misturado com os outros ingredientes, o Caruru é pronto para ser servido;
- Geralmente é servido com arroz branco e farofa de dendê. Também pode ser acompanhado de vinagrete, salada de folhas e outros acompanhamentos.
O Caruru é um prato rico em sabor e cheio de história. É uma excelente opção para aqueles que desejam experimentar a culinária amazônica.
5. Pirarucu ao Tucupi
O Pirarucu ao Tucupi é um dos pratos típicos da Amazônia, que consiste em uma posta de pirarucu (um peixe amazônico) cozido no tucupi (uma espécie de molho à base de mandioca), e que é acompanhado de farinha d’água. O prato é considerado a principal iguaria da culinária amazônica.
A origem desse prato remonta às antigas tribos indígenas que habitavam a região amazônica, que usavam o tucupi como um dos principais temperos para condimentar seus alimentos. Originalmente, o prato era preparado com o peixe Pirarucu, mas também com outros peixes, como o tambaqui, o jaraqui e o matrinchã, que eram servidos com o molho de tucupi.
O prato típico é preparado de forma bastante simples. Entenda:
- Primeiro, o peixe é limpo e descascado, e é seguido pelo salgamento, onde é adicionado sal e ervas à posta;
- Em seguida, o peixe é cozido em água fervente, até que esteja pronto;
- Ao mesmo tempo, o tucupi é preparado com mandioca, azeite, água, sal, e temperos como pimenta e alho;
- O tucupi amarelo é, então, colocado em uma panela e deixado em fogo médio até que se forme um molho grosso;
- Depois, o peixe é servido com o molho de tucupi e acompanhado por farinha d’água;
- Esta farinha é preparada com um processo de fermentação de mandioca, que é depois espremida para obter água e farinha.
O Pirarucu ao Tucupi é um prato típico da região amazônica, que foi criado há muitos séculos pelas tribos indígenas.
É preparado com o peixe Pirarucu, cozido no molho de tucupi e acompanhado por farinha d’água. É um prato saboroso e nutritivo, que continua sendo um dos principais pratos da culinária amazônica. Até a próxima!